terça-feira, 7 de agosto de 2012

SEM TEMPO A PERDER: Tiago Martins fala sobre a falta de políticas públicas para a juventude de Paraíba do Sul

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, TIAGO MARTINS FALA AO ENTRERIOS JORNAL SOBRE A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE EM PARAÍBA DO SUL

Seu nome é Tiago Martins Cardoso de Souza. Com apenas 19 anos, o morador de Paraíba do Sul, nascido e criado no bairro Inema, vem, aos poucos, conquistando seu espaço no cenário político brasileiro. De família humilde, atualmente é bacharelando em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense. Mas sua trajetória começou em 2007, quando um pioneiro projeto foi lançado pelo vereador Marcinho na Câmara Municipal de Paraíba do Sul.
Tiago Martins participou da primeira legislatura do “Vereador Mirim”. A época, estudante do Ciep Municipalizado Haroldo Machado de Barros, no bairro Jatobá, e com apenas 15 anos, obteve 520 votos (mais de 90% dos votos válidos), tendo uma votação superior a alguns parlamentares que ocupavam o legislativo sul-paraibano. No ano seguinte, em pleno exercício do mandato como vereador mirim, foi eleito Presidente do Parlamento Juvenil de Paraíba do Sul, cargo que ocupou durante três mandatos consecutivos. Entre os anos de 2008 e 2009, criou mais de dez projetos voltados para os jovens e toda a população do município, apresentando ainda cerca de 100 indicações ao Executivo Municipal, onde com o apoio do prefeito Gil Leal e toda a equipe de governo, conseguiu realizar aproximadamente 30% de todas as suas indicações e requerimentos. Como destaque ele elege a reforma do CIEP, a instalação de internet sem fio WI-FI no Jardim Velho e Parque Salutaris, o programa de Combate a Dengue de 2008, além de diversas indicações de recapeamento asfáltico, e da reforma do Praça Deoclesiano Menezes no bairro Inema. Ainda em 2009, Tiago foi eleito com 680 votos Parlamentar Juvenil Estadual. Seu projeto para ir ao Parlamento Estadual foi aprovado por unanimidade, mostrando sua capacidade e a qualidade dos projetos apresentados em prol da Juventude.
Mas foi no ano de 2010 que o jovem sul-paraibano conquistou seu maior cargo. Eleito para o Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, conquistou 45 dos 74 votos dos representantes estaduais, chegando à presidência do Parlamento Jovem Brasileiro, onde atuou também como integrante da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor. Depois chegou ao Parlamento do Mercosul, como representante do Estado do Rio de Janeiro.
Apesar da pouca idade, Tiago Martins já tem uma bagagem de gente grande, que enche de inveja muitos políticos da região. Ele, no entanto, não se preocupa com o status: sua intenção é atuar como instrumento de transformação, buscando dias melhores para sua terra natal. E nesta semana, quando foi comemorado o Dia Mundial da Juventude, Tiago conversou com o ENTRE-RIOS JORNAL sobre políticas públicas voltadas para a juventude. Para ele, que hoje ocupa também a presidência do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) em Paraíba do Sul, faltam no município projetos que estimulem e facilitem a vida dos milhares de jovens sul-paraibanos.
 ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
- É na juventude que a sociedade deposita as suas maiores expectativas por um futuro melhor, mas infelizmente também é neste segmento que encontramos mais ocorrência dos principais problemas da atualidade. Esta contradição entre a esperança nas novas gerações e a triste realidade do jovem, encontrada em estatísticas, gera a necessidade que o poder público e a sociedade civil construam ações e políticas públicas setoriais para proteger, capacitar e gerar oportunidade para nossos jovens – afirmou.
Para Tiago, são diversos os problemas enfrentados pela juventude de Paraíba do Sul.
- Posso citar aqui, por exemplo, a falta de projetos que promovam a inclusão social e a capacitação dos jovens, o problema do 1º Emprego, a falta de oportunidades culturais e esportivas, a falta de cursos técnicos profissionalizantes e universitários, de um sistema de transporte universitário e a falta de políticas setoriais de combate e prevenção às drogas e DST’s, que atualmente vem se alastrando assustadoramente em Paraíba do Sul. Hoje em nosso município poucos são os projetos realizados que envolvam o jovem, o adolescente e a criança – disse.
Educação e mercado de trabalho: grandes desafios
De acordo com Tiago, o principal problema enfrentado pelos jovens sul-paraibanos é a carência na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, a falta de incentivo para os universitários e a dificuldade para conseguir o primeiro emprego. Para ele, as pastas que teoricamente deveriam investir neste setor possuem um orçamento mínimo, impedindo qualquer ação eficaz para garantir um futuro melhor para a juventude.
- A falta de cursos aqui para qualificar a mão de obra e gerar oportunidades para os jovens é imensa, hoje em dia os empregos estão chegando à região e a falta de mão de obra qualificada é um dos grandes problemas. É necessário que o Poder Público viabilize a vinda de cursos técnicos como o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) e a ampliação dos cursos oferecidos pela FAETEC, além de outros cursos de acordo com a oferta de emprego da região. Além disso, temos ótimos espaços para a implantação do nosso tão sonhado polo universitário que poderia ser muito bem abrigado no antigo Batalhão, no bairro Bela Vista, e há outros espaços disponíveis no município. Gostei muito da iniciativa do vereador Marcinho que é autor do Projeto de Lei que determina que empresas que se instalarem em Paraíba do Sul e que gozam de incentivos ou benefícios fiscais terão que separar 10% das vagas para o 1º Emprego. Isso já é uma política afirmativa e um grande avanço para a juventude – informou Tiago, que também falou sobre as dificuldades dos universitários. “Fico muito feliz quando vejo um jovem preocupado com o seu futuro e se capacitando, fazendo cursos técnicos profissionalizantes e faculdades, mas infelizmente, devido a falta desses cursos no município, o jovem se vê obrigado a migrar diariamente para outras cidades para estudar e muitos desistem devido os altos custos com o transporte. Um exemplo positivo, que mostra que quando se tem vontade e planejamento é possível realizar grandes projetos é o caso do município de Miracema que conta com aproximadamente 27 mil habitantes e atende de graça cerca de 700 estudantes com o transporte universitário gratuito, concedendo um aporte financeiro, um investimento de quase R$ 250 mil anual. Isso não é gasto, isso se trata de um governo que acredita no potencial dos seus jovens e investe no futuro da população.

FONTE: ENTRERIOS JORNAL

Nenhum comentário: