terça-feira, 20 de março de 2012

Segundo avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), Paraíba do Sul tem “Gestão com Dificuldades” e aparece em 74ª no ranking estadual

Índice do município foi o segundo pior da região e ficou abaixo da média Nacional e estadual

Os dados foram revelados por meio do novo estudo da Firjan — Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) abriu as contas dos municípios para avaliar como os prefeitos, dos exercícios de 2006 a 2010, estão gerindo seus recursos e promovendo bem estar à população local.

O IFGF é a mais nova arma dos eleitores para avaliar se seus candidatos estão cumprindo seriamente seu papel à frente da administração pública. Em ano de eleição para prefeito e vereador, o índice ganha peso a mais na busca por uma cultura de responsabilidade administrativa.


O município de Paraíba do Sul aparece em 74ª no ranking estadual de um total de 92 municípios e registrou a média de 0,5099 ficando na frente somente de Três Rios aqui na região. Um dos maiores problemas de Paraíba do Sul é quanto a falta de receita própria, a falta de liquidez e investimentos são muito baixos. Com isso dentro dos critérios determinados o município ganhou o “Conceito C” que significa uma Gestão Pública com Dificuldades.

Quem surpreendeu aqui na região, foi o município de Paty do Alferes que no ranking estadual conquistou a 11ª colocação com a média de 0,7512.

De acordo com avaliação da FIRJAN, são cinco os indicadores do estudo: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. 
Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos;
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos;
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos; 
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.



Um comentário:

Anônimo disse...

Mesmo com todo o alvoroço em torno de Três Rios, Paraíba do Sul ficou oito posições à frente da "super potência" vizinha. Iai, cadê os sul-paraibanos indignados??