quinta-feira, 22 de março de 2012

A política da “dentadura” ainda não acabou

"Trecho da Entrevista do Ex-prefeito de Três Rios, Celso Jacob"

A política da troca de favores ainda tem muita força no Brasil. Mas este quadro está começando a se alterar, com o gradual processo de conscientização do eleitorado. Este é o pensamento do ex-prefeito de Três Rios, o economista Celso Jacob, que em entrevista ao ENTRE-RIOS JORNAL fez diversas reflexões sobre a política brasileira.

Política da “dentadura”

Analisando este novo perfil do eleitorado, que aos poucos começa a fazer “barulho”, seja nas ruas ou nas redes sociais, o ex-prefeito de Três Rios crê que o processo de mudança do país começa exatamente com a qualificação dos quadros partidários. Mas também acredita que é fundamental estabelecer políticas públicas de conscientização dos eleitores, já que muitos ainda trocam o voto por dinheiro ou favores pessoais.
 
- A política da “dentadura” (quando votos são trocados por objetos, dinheiro, favores etc) não acabou. Tem muita gente ainda que troca o voto por favores, por uma cesta básica, por uma dentadura, por exemplo. Mas isso está acabando, o processo está se alterando. O caminho é a conscientização dos candidatos, é criar um discurso embasado, que cative a população. Quem fizer uma campanha mais diferenciada, mais lógica, tem tudo para se dar bem. Existe hoje o desencantamento com a política. O eleitor parte do pressuposto que todo político é ladrão, desonesto, safado, mentiroso. Mas se você chega com uma proposta consistente, viável, com uma coisa possível, você fica diferenciado. A conscientização do eleitor também é muito importante. Tem muita gente que ainda chega no dia da eleição, cata um papel na rua, vê um número e vota, não dá valor, não tem consciência da importância da política. Todo mundo fala do Maluf, ele tem inúmeros problemas, mas foi eleito, não é verdade? Então a mudança passa tanto pela consciência do político quanto pela do eleitor.
 

Nenhum comentário: