terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paraíba do Sul se prepara para ser a cidade da ferrovia


MRS e UniCepefer chegam ao município no próximo ano
Com a chegada da MRS Logística em Paraíba do Sul no próximo ano, resultando na construção da maior oficina de trens da América Latina, o município se prepara para se tornar a cidade da ferrovia. Visando qualificar profissionais para trabalhar na empresa e em outros segmentos do mercado ferroviário, uma universidade com ênfase em ferrovia será inaugurada no dia 10 de fevereiro de 2012 em Paraíba do Sul: a UniCepefer .

Com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, a instituição funcionará no Colégio Sul Fluminense. De acordo com o diretor executivo da Cepefer, o engenheiro Manoel Mendes, todas as salas de aulas estão sendo reformadas e equipadas com aparelhos de alta tecnologia. “Nosso intuito é fazer da universidade uma escola de primeiro mundo”, declarou Manoel Mendes.

O Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias foi fundado em 2005 e nesses seis anos já formou mais de 1.500 engenheiros ferroviários. A princípio, o Cepefer de Paraíba do Sul irá oferecer 20 cursos técnicos e cinco cursos de graduação: transporte ferroviário de cargas, transporte ferroviário de passageiros, logística de transporte, gestão industrial e gestão de pequenas e médias empresas.

Bolsa Integral para a População
Através de uma parceria com o governo municipal, 10% dos alunos terão direito à bolsa integral. Para o secretário de Indústria e Comércio, Márcio Simões de Assis, a chegada da UniCepefer em Paraíba do Sul representa um marco para a cidade e para a região Centro Sul Fluminense.

“O transporte ferroviário tem se mostrado uma importante alternativa para desafogar as rodovias e os aeroportos. No entanto, não há mão de obra qualificada para trabalhar nas ferrovias. Nosso intuito é formar profissionais capacitados para atuar em grandes empresas deste setor, como a MRS e a Vale”, revelou o secretário de Indústria e Comércio de Paraíba do Sul.

Fonte: Entrerios Jornal

Nenhum comentário: