sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Paraíba do Sul receberá Sala de Estabilização do Governo do Estado

Municípios com menos de 50 mil habitantes receberão o projeto das Salas de Emergência

O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, realizaram, nesta sexta-feira (9/9), a entrega simbólica de 56 salas de estabilização para pacientes com complicações clínicas graves. Cinquenta e cinco municípios fluminenses com até 50 mil habitantes receberão o serviço, que oferece leito completo. Foram investidos R$ 6, 2 milhões no programa da Secretaria de Saúde.

- Estamos lançando hoje um programa que faz parte do conceito + Saúde, que engloba o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior, o Rio Imagem, que inclui os serviços de tomógrafo e ressonância magnética móveis, e que futuramente incluirá outro programa extraordinário para a Mulher que será o mamógrafo móvel. Para os municípios com mais de 50 mil habitantes, vamos ter ainda a modernização das UTIs com mais 100 leitos. Também vamos inaugurar, em outubro, um centro de imagem que será referência, localizado na Avenida Presidente Vargas, e vamos lançar o programa Clínica da Saúde. Teremos ainda programas novos de medicamentos gratuitos. Acho que tudo isso vai permitir cada vez mais uma saúde de qualidade – destacou Cabral.

 Política consistente de urgência e emergência
 As 56 salas de estabilização entregues nesta sexta-feira serão montadas em hospitais ou unidades de saúde 24 horas e contarão com leito completo que inclui: maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador, carrinho de urgência, entre outros equipamentos. De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, o programa faz parte de uma política consistente de urgência e emergência.

 - Nunca houve uma política específica para as salas de estabilização, e com a introdução das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para cidades com mais de 50 mil habitantes decidimos beneficiar os municípios com até 50 mil pessoas. Criamos estas salas com todos os equipamentos e protocolos necessários para a manutenção da vida – disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo do Estado

Nenhum comentário: