sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jornal A Folha: Cresce o número de mendigos dormindo nas ruas de Paraíba do Sul

Por vários bairros e principalmente no centro da cidade é fácil encontrar mendigos perambulando pelas ruas, muitos passam despercebidos por olhares desatentos, mas a maioria da população já está ciente deste problema.

A falta de planejamento e fiscalização da prefeitura municipal de Paraíba do Sul, ou simplesmente a falta de um simples “olhar” para a nossa cidade, vem preocupando a população, que está sendo mais uma vez brindada com o descaso do nosso executivo.

As pessoas comuns que andam nas ruas e convivem com o choque de ver mendigos pedindo esmolas, ou comida em uma cidade como a nossa, tão pequena e que basta um pouco de vontade para se resolver este problema. Pessoas como a senhora Tereza de Souza, moradora de Werneck,  que já foi abordada por diversas vezes ao andar pela rua, estão perplexas e revoltadas.

-Na semana passada estava indo em direção ao Jardim Velho e fui abordada por um homem que pedia dinheiro, falei que não tinha e ele continuou a me seguir, tive medo- relatou.


Paraíba do Sul parece estar retrocedendo ao caminho do desenvolvimento, e ficando com a parte ruim do acelerado progresso das cidades vizinhas.

Um fato que muito chamou a atenção foi que segundo populares, um casal de mendigos estava deitado debaixo da “ponte velha”, praticando relações sexuais, sem qualquer tipo de pudor ou respeito com as pessoas que passavam próximo ao local.

Infelizmente somos obrigados a conviver com este tipo de situação, somos solícitos com estas pessoas, pois sabemos que ainda existe miséria extrema em nossa cidade.

Gostaríamos de uma solução, tanto para a sociedade em si, quanto aos desabrigados que perambulam pelas ruas em busca de comida para saciar sua fome- enfatizou Luana Cristina Mazzine.

Em nossa cidade não existe sequer abrigo para moradores de rua
Um das soluções para este problemas são os conhecidos abrigos, que além de evitar que estas pessoas durmam ao relento, ainda oferecem alimentação.

A ausência de abrigos para moradores de rua em Paraíba do Sul tem deixado a mercê do frio e do vandalismo, ou até mesmo algumas situações constrangedoras, pessoas que escolheram ou, tiveram como última opção de moradia, as vias púbicas.

Este tipo de situação retrata a atual situação de nossa cidade

O caminho do desenvolvimento parece estar cada vez mais longe de Paraíba do Sul e as consequências são as piores possíveis.

Prova disso é o cenário de abandono e descaso com a cidade. Pessoas dormindo nos bancos de praças, nas ruas e principalmente na “rodoviária velha”, que está servindo de moradia para estas pessoas.

Nossa equipe conversou com populares e procurou saber a opinião dos cidadãos sulparaibanos.

- é fato que o que vem ocorrendo com nossa cidade é o retrocesso ao desenvolvimento, Paraíba está se tornando dormitório para os trabalhadores das cidades vizinhas.

De quebra a situação dos sem teto passa a fazer parte do cotidiano dos moradores de nossa cidade- disse o sulparaibano Fabio Ferreira.

 A Folha

Nenhum comentário: