segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jovens no crime


Quarta Feira (31/08), um garoto de 11 anos foi condenado a 18 meses de medidas socioeducativas por participar dos distúrbios em Londres, no mês passado. "Você parece pensar que ninguém pode parar o modo como você se comporta", disse o juiz, ao proferir a sentença.
No Brasil, a realidade é outra. Um grupo de sete crianças, duas de 12 anos e as outras com menos que isso, depredaram o Conselho Tutelar da Vila Mariana, em São Paulo. Os dois maiores de 12 anos acabaram internados na Fundação Casa, mas os outros cinco foram levados a um abrigo -três deles fugiram em seguida.
Foi o episódio mais grave da série de ofensas protagonizadas por grupos de infratores jovens, a exemplo da "gangue das meninas", em bairros valorizados da capital, como Vila Mariana (Zona Sul de SP).
Esses casos atiçam, outra vez, o debate sobre o que críticos consideram uma excessiva leniência do Estatuto da Criança e do Adolescente (que foi promulgado em 13/07/1990), que proíbe qualquer medida privativa de liberdade para menores de 12 anos.

Não é a primeira vez, decerto, que o ECA fica sob fogo cruzado. O clamor por medidas mais duras ocorreu, por exemplo, na esteira das barbaridades cometidas, em 2004, por um adolescente contra um jovem casal em São Paulo e, mais recentemente, após o assassinato do menino João Hélio, no Rio -menores faziam parte do bando que arrastou o garoto.
O ECA deveria, de fato, ser modificado para adaptar-se a uma realidade em que adolescentes cometem crimes hediondos. Uma das medidas necessárias é aumentar o tempo máximo de internação, hoje de três anos, para dez, em crimes como homicídio.
A atual onda de pequenos crimes cometidos por crianças menores de 12 anos, entretanto, não demanda mudanças no ECA.
Nesse caso, a efetiva aplicação do diploma bastaria. O estatuto prevê acompanhamento de especialistas, matrícula e frequência obrigatórias em escola e inclusão em programas de apoio tanto aos jovens quanto às famílias -feixe de medidas que não tem sido colocado em prática a contento.
Artigo de Douglas Santos Ribeiro, 22, São Paulo/SP.
Este artigo foi redigido com base de informações extraídas no Jornal "Folha de São Paulo".

Nenhum comentário: