domingo, 31 de julho de 2011

A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, E agora José?

Paraíba do Sul viveu durante esse mês uma temporada de festividades, além das festas populares realizadas nos bairros, aconteceu a Exposição Agropecuária e Industrial e o 1° Paraíba do Sul Music Festival, os dois últimos eventos, apesar de bem organizados e estruturados não agradou de forma satisfatória o seu principal público alvo, a população sulparaibana, que na maioria dos dias do evento deixou o Parque Municipal de Eventos vazio.

Pois bem, a vida continua como diz o dito popular “bola para frente que atrás vem gente”. Andando pelas ruas do município, tornamos constatar uma triste realidade, a baixa estima e expectativa da população. O povo quer emprego, educação, saúde de qualidade, uma gestão pública eficiente e eficaz. Enquanto vemos a vizinha Três Rios e outros municípios até menores que nós se desenvolvendo, ficamos estagnados.

Apesar dos milhões vindos para a Saúde, essa é ainda uma das áreas mais deficientes no município, falta de médicos, medicamentos, filas enormes são infelizmente o cotidiano de milhares de sulparaibanos, se vêem obrigados a enfrentar o temeroso Sistema Único de Saúde.

No campo das obras e infra-estrutura, a falta de gestão e coerente com os recursos públicos disponíveis é um dos males que atinge a pasta. Ruas esburacas, serviços básicos que não são feitos e promessas e mais promessas que não são cumpridas, o povo está literalmente cansado e sem perspectiva de melhora.

Em Paraíba do Sul a área que deveria receber uma atenção especial deveria ser o turismo. Na região centro sul fluminense, Paraíba do Sul é o único município com potencial para exploração turística. Apesar dessa característica, o turismo tem se acabado e se deteriorado com o tempo. Maria Fumaça, Parque Salutaris, Estação Ferroviária, Teatro e Cinema e tantas outras ações que antes eram desenvolvidas, atualmente ou se perderam com o tempo ou já não possuem a graça que tinha. E com isso perde o comércio, perde a economia e perde principalmente a população.

Em conversa com a Juventude, uma das suas principais reclamações é quanto a Educação. A Educação Básica em nossa cidade tem ido bem, acima dos índices e percentuais exigidos e com investimentos maciços na área, mas quando parte para o campo técnico e universitário é um absurdo e ao mesmo tempo vergonhoso falarmos que de técnico só há a FAETEC que também vai mal das pernas e mais nada e que Universidade então nem se fala. 

Nossos jovens tem tido que estudar fora é triste ver ônibus e mais ônibus e vans todos os dias saindo de Paraíba do Sul com destinos a cidades que priorizaram ao longo dos tempos a Educação Universitária. Até quando enfrentaremos isso?

Lá pras bandas de Três Rios, Paraíba do Sul é conhecida como cidade dormitório, e até que eles não estão errados não, é só reparar nos horários de pico os ônibus da Progresso que chegam e saem cheios de Paraíba do Sul, de pessoas que conseguiram trabalhar tão somente na cidade vizinha.

Não vamos nos alongar, mas uma pergunta fica latente em nossos corações, até quando será assim? E como ressalta o título, a festa acabou, o povo sumiu e Agora José?

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora a próxima etapa é pagar as contas, então já que os investimentos nos grandes espetáculos que faltou público foi enorme, sangrando os cofres públicos, quem vai pagar a conta são os fornecedores que não receberão pelos serviços prestados continuados.

Ainda há grande risco, pois dizem que os salários dos funcionários estão em risco, veremos !