domingo, 31 de julho de 2011

A LENDA DOS SALÁRIOS BAIXOS EM PARAÍBA DO SUL

Contam-se as más línguas que toda empresa que se instala na região, uma das reuniões durante o trâmite de instalação do empreendimento, é feita com o “Mão de Ferro”. Ele estabelece os preços dos salários na região e em hipótese alguma podem ser maior que os pagos por ele.

Recentemente um fato como este ocorreu em Paraíba do Sul, uma pacata cidade do interior do estado. O município recebeu uma poderosa empresa no ramo de látex e com a promessa de pagar melhores salários logo assustou o grande “Mão de Ferro” que chamou os empresários para um bate papo informal.

Mão de Ferro – Caros amigos, aqui na região pagamos baixos salários, vão se acostumando, salários altos é só na capital e cidade grande.
Empresários – Nossa política é de valorização dos funcionários. Funcionários bem pagos trabalham e satisfeitos, produzem mais.
Mão de Ferro – Que isso amigo, temos um piso regional, vamos cumprir ele. Vocês tem que entrar no sistema. Isso é fato.
Empresários - Respeitamos a sua opinião, mas nossos funcionários recebem o nosso piso.
Mão de Ferro – Tudo bem, já que é assim, vamos ao que interessa, tenho uma rede poderosa de mercados. Faço uma proposta a vocês: Põe preço na empresa de vocês que eu compro.
Ainda reclamando e batendo na mesa ele continuava irritado e diz:
- Ora, ora, vê se pode aqui nós que dominamos, nenhuma outra empresa do meu setor se instala aqui e agora vem vocês querendo pagar mais e eu correndo o risco de perder funcionários.
Os empresários então, tranqüilos, respiraram fundo e dispararam.
 - Amigo, põe preço no seu Grupo, que o compramos todo. 

Caros leitores, apesar de cômico o pequeno conto, essa história num passado não muito distante aconteceu em Paraíba do Sul. Não é difícil reconhecer os protagonistas desse fato. Que tenhamos mais pessoas que enfrentem o “sistema” e que empresas como NEOBUS, Nestlé, MRS e outras que estão se instalando na região possam pagar salários dignos a seus funcionários.

Nenhum comentário: