terça-feira, 5 de julho de 2011

Cresce o número de cães abandonados em Paraíba do Sul

Em Paraíba do Sul não é difícil ver um cão abandonado, solto pelas ruas e cada vez mais temos a impressão que este número só aumenta. No centro da cidade constatamos cerca de trinta cães circulando pelas ruas e praças, estando a grande maioria sem coleira e muitas vezes aparentemente com graves doenças, levando assim riscos eminentes para qualquer pessoa que for mordida pelos mesmos.

Paraíba do Sul não possui sequer um canil municipal, não tendo assim para onde levar os animais abandonados, que ficam soltos, a mercê da bondade alheia e pior, não recebem a castração, procriando e aumentando o número de cães.
Os donos também são responsáveis por esta triste estatística, pois depois de algum tempo jogam nas ruas, sem pensar nos riscos e muito menos na saúde e bem estar do bichinho de estimação.

Nos bairros Liberdade, Limoeiro, Eldorado e Bela Vista, são diversas as reclamações neste segmento, sendo muitas vezes os animais mortos vítimas de atropelamento ou por pessoas que colocam veneno.

Nossa equipe esteve presente no bairro Bela Vista onde conversamos com a senhora Maria Ernestina que disse ter sido mordida na última semana por um cão abandonado.

-No último domingo estávamos indo eu e meu marido a Igreja próxima a minha casa, quando vimos vários cães na rua e quando chegamos perto eles nos atacaram.

Eu fui mordida por um deles e fui para casa para passar sabão, depois fui ao posto para tomar todas as medidas cabíveis- Disse Maria Ernestina.

Para as pessoas que maltratam ou abandonam animais, vale lembrar que é crime previsto em lei, com detenção de 3 meses há 1 ano e sujeito a multa.

Fonte: Jornal A Folha

Nenhum comentário: