quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projeto de revitalização da Maria Fumaça já é realidade em Paraíba do Sul

(Foto: Máquina indo para reforma)
Através da iniciativa privada, o turismo em Paraíba do Sul poderá tomar um novo fôlego. É que estão sendo realizados mais um importante passo no processo de revitalização da Maria Fumaça no município. Em dezembro, a máquina foi levada para uma empresa em Barão de Angra, onde os reparos necessários estão sendo efetuados (caldeira, fornalha, etc) para que, enfim, o passeio volte a ser realizado.

O Trem da Estrada Real foi concedido a iniciativa privada e está sob concessão da empresa Tocaia Turismos, do empresário Tális Lélis. O objetivo é que se articule a iniciativa privada para a formação de uma rede de turismo sustentável e a retomada das atividades da máquina da Maria Fumaça.

 A intenção é, além de explorar os benefícios diretos do funcionamento desse grande chamariz que é o trem histórico, formar e construir coletivamente novos atrativos e opções de turismo, lazer e oportunidade de negócios para a região.

Dessa forma, aliaram-se ao projeto o Sebrae Nacional através do Projeto “Trem É Turismo” – que conta com orçamento de mais de R$ 2 milhões para apoio a somente 24 linhas férreas em 11 estados em todo o Brasil; o Sebrae/RJ através do fomento e orientação com a disponibilização de cursos para formação de empreendedores turísticos, cursos para formação de guias turísticos, cursos de inglês para operadores de transporte coletivo como táxis, charreteiros, e demais empregados da rede turística da região, além de suporte a artesãos, etc; ABOTTC (Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais) que atua em conjunto com o Sebrae no projeto; ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária); ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO TREM – JF – OSCIP concessionária do Expresso Pai da Aviação (linha Santos Dumont x Juiz de Fora) no apoio e suporte técnico para operacionalização do trem; Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul – colaboração na infra-estrutura.

A idéia é de que todos os trens e estações do Brasil possuam meios de divulgação em todos os outros trens e estações através de revistas, folders e informativos, além de pontos de vendas dos próprios bilhetes para transporte nos trens através de sistema de informação integrado. Hoje no Rio de Janeiro existem apenas dois trens associados à ABOTTC: o trem do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor, na capital, e o Trem Estrada Real de Paraíba do Sul. No resto do Brasil dentre os associados estão o trem Ouro Preto-Mariana em Minas Gerais; Trem da Serra da Mantiqueira; Trem do Contestado, dentre outros.

Segundo levantamento prévio realizado por equipe de auditores do SEBRAE e ABOTTC, o empreendimento turístico, entendido não só como a Maria Fumaça, mas toda a rede de serviços que o integra (restaurantes, lanchonetes, artesanato, comércio), afetará economicamente por volta de 700 pessoas diretamente, além de outras 2000 indiretamente.

(Foto: Máquina quando estava em pleno funcionamento)
O relatório apontou ainda que Paraíba do Sul e região, pelas características e condições de desenvolvimento histórico, poderão potencialmente, através do grande fluxo de turistas trazidos pela Maria Fumaça, desenvolver inúmeras outras formas de exploração de serviços relacionados ao turismo, encontrando-se assim, enfim, com suas respectivas vocações para o lazer e a cultura.

 “Buscamos desenvolver uma ação de novo tipo, hoje, não basta apenas pensarmos no sucesso de nossa própria empresa e nos descuidarmos de tudo que a cerca, a existência de um mercado consistente, de uma rede de serviços de qualidade e capaz de atender ao público com eficiência e resultados positivos é fundamental para o nosso negócio. Por isso, além da qualificação e organização dos nossos serviços, nos preocupamos em compor uma rede local e por que não, até mesmo regional, capaz de desenvolver de forma sustentável um ambiente propício ao turismo, ao lazer e à realização de bons negócios.” Empresário Tális Lélis.

Nenhum comentário: