terça-feira, 29 de junho de 2010

Série "Pensando em Cidadania para construir um novo futuro" - Parte II

EXERCÍCIO DA CIDADANIA A PARTIR DO
BAIRRO ONDE A PESSOA RESIDE
Espaço menor ainda que o do município é o do bairro.
Nas pequenas cidades não é difícil para a população reunir-se num grande salão para debater problemas de interesse local. Na minha atividade de Juiz de Direito, no interior do Espírito Santo, uive oportunidade de participar de reuniões (ou presidir reuniões) para as quais todo o povo indistintamente era convidado. Mesmo as pessoas que não compareciam à reunião acabavam participando do debate porque a comunicação, nas pequenas cidades, faz-se de pessoa para pessoa (comunicação face a face).
Nas grandes cidades uma reunião, como a descrita no pará­grafo anterior, é impossível.
Daí que o bairro faz a mediação indispensável para possi­bilitar a participação popular na discussão dos temas de interesse municipal, bem como possibilita a decisão popular sobre assuntos de interesse específico do bairro.
No Brasil contemporâneo, têm crescido muito, em número e na substância das discussões, as Associações de Moradores.
Essas Associações reúnem os habitantes de um bairro ou de bair­ros próximos.
As Associações de Moradores têm sido uma escola de cidadania. Acreditamos que a união dos moradores em suas associações podem colaborar de forma efetiva para a mudança dentro dos bairros, seja quanto a questões estruturais, tais como obras de infra-estrutura e melhorias, quanto a mudanças socias. 

Acreditamos que juntos, de mãos dadas, podemos mudar!

Nenhum comentário: