domingo, 27 de junho de 2010

Série "Pensando em Cidadania para construir um novo futuro" - Parte I


Uma das missões do Blog da Juventude Ativa de Paraíba do Sul é informar com rapidez, credibilidade e sempre pautando à ética que os meios de comunicação social devem ter para com o leitor, pois são as mídias que constrói e formam a opinião da sociedade, sobre os assuntos relativos ao cotidiano.
E pensando nisso, nós iremos publicar durante essa semana uma série falando sobre o papel do cidadão na sociedade, e mostrando as formas pelas quais, nós podemos dar o primeiro passo para a mudança. Iremos falar sobre a importância da cidadania, no seu trabalho, em sua cidade ou bairro e até mesmo em sua casa junto á sua família.
É como diz o dito popular, os últimos serão os primeiros e para estreiar nossa série "Pensando em Cidadania para construir um novo futuro" sobre cidadania, vamos começar falando sobre família.
A CIDADANIA QUE SE CONSTRÓI NA FAMÍLIA
Também a família pode e deve ser ambiente no qual desabroche a cidadania. Relações de fraternidade, de cooperação, de respeito recíproco, de acolhimento ao outro constituem condições para a positiva formação da personalidade. Dentro do modelo de família aberta, solidária, generosa, a cidadania encon­tra os ingredientes para despontar com vigor.
Lamentavelmente, condições econômicas extremamente negativas tem impedido a vida em família. Orçamentos nos quais a receita nunca pode atender a despesa, desemprego, desequilíbrio entre salários insuficientes e custo de vida elevado, tudo isso difi­culta muito a felicidade das pessoas e a vida em família.
Por outro lado, num país onde milhões de pessoas estão excluídas do trabalho, da moradia, da possibilidade de consumir o mínimo indispensável, a vida em família torna-se simplesmente impossível e desconhecida para milhões de seres humanos.
Sem Justiça Social, sem distribuição da riqueza, sem traba­lho e moradia para todos, a família é uma quimera, um sonho, um projeto frustrado.
A família não é uma ilha, nem é uma abstração. Não é um conceito, é uma realidade humana. As instituições sociais estão interligadas. Daí a razão pela qual só condições econômicas e so­ciais favoráveis podem permitir que a família cumpra seu papel como lar, escola, teto no desabrigo e socorro no desamparo, estrela e caminho. Ter família não pode ser privilégio de alguns. Ter família, amar, partilhar, usufruir de segurança e carinho é direito de todas as pessoas.

Nenhum comentário: