segunda-feira, 27 de julho de 2009

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL



O jovem vestibulando e a universidade
Como chegar lá ? - resposta mais comum:
1) É só fazer o ensino médio num excelente colégio!?(muito estudaram em um deste colégio e ainda não conseguiram.)
2) É só fazer um excelente curso de pré vestibular ?(muito pensaram assim e,ainda , não conseguiria .)
3) Precisa ser muito inteligente (muitos jovens inteligentes, ainda, não conseguiram).
4) É preciso ter sorte? Estudar, adquirir conhecimento, ingressar numa Universidade não é questão de sorte. É, sim, uma questão de objetivo, querer, vontade, autoconfiança, esforço, determinação, oportunidade. E o jovem vestibulando está diante de sua grande oportunidade. Uma orientação vocacional ajuda o vestibulando a chegar lá, encorajando, apoiando e oferecendo técnica.
Para como chegar lá? É preciso considerar quatro fatores:
1) Estar certo (pelo menos 80%) da carreira profissional que vai seguir;
2) Elaborar um programa de estudo que inclua as matérias específicas da carreira que escolheu, e demais exigida para avaliar os conhecimentos dos candidatos;
3) Ação (agir) consciente e responsável já que o candidato é um jovem estudante comprometido com ele mesmo e com seu objetivo - A Universidade;
4) Apoio emocional-psicológico orientado para o seu objetivo.
Estudante do Ensino Médio e estudantes de Curso pré-vestibular, que têm um ótimo rendimento durante o curso, nas provas dos simulados, conseguem até classificação A. Porém, quando vão às provas do vestibular são até aprovados, mas não somam pontos suficientes para a classificação A. O que é uma frustração para o estudante, candidato, a uma vaga na Universidade bem como e, na maioria das vezes, para os pais que investiram no filho ou na filha. A pergunta que vem à mente do estudante quando passa por está experiência é: E agora? Como vou encarar meus pais, meus amigos; fazer novamente 12 meses de curso pré-vestibular e tentar de novo? Alguns chegaram a 2, 3 e até mais tentativas antes de conseguirem a competida vaga numa Universidade.
Não desista, mas se esforce porque, além de você há, também, muitos outros candidatos que querem (todos querem) conseguir a vaga já na primeira vez. E, assim, não poderia estar estudando na Universidade.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL oferece:
 Apoio emocional-psicológico;
 Orientação e ajuda para o candidato definir a carreira profissional;
 Orientação técnica de estudo;
 Orientação técnica para combater o stress e evitar o desgaste mental;
 Orientação alimentar;
 Orientação para o lazer responsável e saudável durante todo o tempo de estudo e preparo para as provas do vestibular.
PRÉ-REQUISITOS PARA APRENDER
Estudar é uma atividade que requer da pessoa que estuda ação, determinação, persistência, autoconfiança, propósito e aplicação com responsabilidade. O senso de responsabilidade consiste em perceber que somos os autores de nossas escolhas e ações; que cada um de nós é responsável, pela própria vida, pelo próprio bem-estar e pela realização de nossas metas. E preciso aprender e praticar a fórmula D3PA: (*)
• DETERMINÇÃO * DEDICAÇÃO * DISCIPLINA * PERSISTÊNCIA * AUTOCONFIANÇA
ESTRATÉGIA PARA ESTUDAR
Quando o aluno está estudando espera obter o maior e melhor rendimento possível nas matérias estudadas.
PROJETOS DO ESTUDO
O estudo produtivo deve ser organizado como um projeto, adaptado às condições básicas e circunstancias do estudante.
Não basta você querer alcançar o seu objetivo. Não basta você ter um projeto de estudo. Você precisa agir. Agir é o verbo que demanda ação. E ação é a tomada de posição para agir com a determinação, vigor e persistência até alcançar o objetivo pretendido.
Para aprender mais é preciso aprender a aprender. É preciso aprender a pensar. É preciso paticipa intensamente daquilo que está fazendo enquanto o está fazendo ; busca e está totalmente aberto a qualquer informação (feedback- realimentação ) que afirme seus enternecesse, valores, mentais e planos.
ETAPAS DO ESTUDO

1) É importante compreender as etapas de seu progresso no estudo.
2) Compreender um novo assunto é relacioná-lo com o que você já sabia antes e ligar suas partes numa visão do todo.
3) Para facilitar a fixação do assunto, procure fazer anotações adequadamente.
Matéria Realizada pelo Psicólogo Clínico – Lael d’Almeida (CRP 05/17216)
O ESTUDANTE E A AUTOESTIMA
Autoestima é sentirmos a vida, estando de bem com ela. É a confiança em nossa capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida; confiança em nosso direito de ser feliz, a sensação de sermos merecedores, sermos dignos, sermos qualificados, expressam nossas necessidades e desejos de comemorar e desfrutar os resultados de nossos esforços.
Autoestima tem dois aspectos inter-relacionados:
1) A noção de eficiência pessoal
2) A noção do valor pessoal
Autoeficiência e autorrespeito são características definidoras da autoestima por serem não só fundamentais, mas a sua essência.
O valor da autoestima não está apenas no fato de ela permitir que nos sintamos melhor. Mas é, também, possibilitar que vivamos melhor respondendo aos desafios e às oportunidades de maneira apropriada, saudável e gratificante.
Eu deixo uma palavra a todos os leitores: Você é importante na sociedade, acredite nas suas potencialidades e todo o dia diga a você mesmo: EU POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE.
JUVENTUDE ATIVA 2009
VENHA CONOSCO NESTA CAMINHADA – AQUI VOCÊ PODE
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”
HERBETH DE SOUZA
COLOCAR O VIDEO DO VOTO CONSCIENTE

Nenhum comentário: