sexta-feira, 15 de junho de 2012

Patrulha Fluvial de Paraíba do Sul faz limpeza no Rio Paraíba

O lixo jogado na água ou nas margens dos rios pode trazer muitos prejuízos para fauna e para flora. Por isso, a Patrulha Fluvial de Paraíba do Sul faz limpezas frequentes no Rio Paraíba. Só no ano passado foram retiradas da água quase duas toneladas e meia de sujeira.

Sobre essas águas um reforço de peso. Todos os dias agentes da Patrulha Fluvial monitoram o Rio Paraíba nos 32 quilômetros de extensão dentro do município. Criada em 2003, a Patrulha Fluvial agora faz parte da Guarda Ambiental, que foi montada no começo deste ano com a missão de preservar a natureza.

Nesse momento, os agentes da Patrulha Fluvial estão fazendo uma limpeza nas margens do Rio Paraíba. Agora, por exemplo, aquele agente está recolhendo cadeira de madeira, ou parte dela. Nada fica nas margens do rio.

- A margem do rio e o leito do rio são limpos, que é para poder preservar a fauna e a flora. E nisso tudo já apareceu, já começam a aparecer os pássaros, os marrecos, as capivaras, e a gente está aí para poder fazer esse trabalho de conscientização ambiental - explicou José Adir Escobar, supervisor da Patrulha Fluvial.

Em 2011, os agentes recolheram quase duas toneladas e meia de lixo no rio e plantaram mais de 3.500 mudas de mata nativa. Até os pescadores voltaram a frequentar as margens do rio. Sinal de que tem peixe na água novamente.

- A quantidade de peixe voltou para o rio de novo, e os pescadores voltaram a pescar seu peixe e tirar sua própria alimentação - finalizou José Adir.
Fonte: TV Rio Sul

Nenhum comentário: