quarta-feira, 6 de junho de 2012

A JUVENTUDE NÃO GOSTA DE POLÍTICA? SERÁ?

Em Paraíba do Sul jovens começam a fazer a diferença, e movimentam os debates e a política local

Jovem que gosta de política atualmente é raridade. O motivo pelo qual isso ocorre no Brasil como também em diversas partes do mundo são os constantes escândalos envolvendo os parlamentares, as grandes ondas de corrupção que roubam da população milhões de reais que poderia ser melhores aproveitados, dentre tantos outros motivos. Isto nos leva a crer que não é o jovem que não gosta de política, mas sim a política e o seu sistema arcaico que afasta o jovem da política e que gera esse desinteresse muito grande.
Os jovens brasileiros, segundo a UNICEF, consideram os partidos políticos importantes, mas preferem não participar de uma legenda por não gostarem de política e por acharem que não possuem amadurecimento. A participação dos jovens na política nacional restringe-se hoje aos livros de história. Mas nem sempre foi assim. A última grande participação dos jovens na política foi em 1992, quando eles ajudaram no impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Também pode-se citar as grandes personagens da história do Brasil, tais como: Che, Pagú, Zumbi (Apesar que discordo de certas ações dele) e Chico Mendes que mudaram os rumos da história e as escolhas que tomaram na juventude foram fundamentais para as transformações que eles protagonizaram.

Em Paraíba do Sul, os jovens aos poucos estão cada vez mais engajados com o movimento político, seja nos partidos políticos que dão abertura para a Juventude, tais como o PHS e o PV, assim como nas Redes Sociais, através de calorosos debates no Facebook. Aos poucos a juventude tem percebido a necessidade do engajamento político, ora nas agremiações políticas, nos grêmios estudantis, nas Redes Sociais, nos Blogs e outros meios de participação.

Vamos acabar com o velho modelo de que o jovem é alienado e não se interessa por política que é pertencente do senso comum. Sejamos uma JUVENTUDE ATIVA.

Nenhum comentário: