sábado, 5 de maio de 2012

Prefeitura de Paraíba do Sul lança o Projovem Trabalhador

Na manhã desta quarta-feira (02), a prefeitura de Paraíba do Sul realizou o lançamento do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, no novo Centro de Qualificação Profissional Waldir Stelmann Werneck, que fica no bairro da Grama. Diversas autoridades compareceram à solenidade que marcou o início das atividades deste importante projeto do governo federal.

O Projovem Trabalhador tem como objetivo ampliar as oportunidades aos jovens que estão afastados da escola e da formação profissional, permitindo que sejam reintegrados ao processo educacional, preparando e proporcionando a chance de inseri-los no mercado de trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais geradoras de renda, visando também promover ações que contribuam para o reconhecimento social e da cidadania, com redução das desigualdades.

Poderão participar do programa jovens entre 18 a 29 anos, com renda de até um salário mínimo por pessoa na família ou que estejam em situação de desemprego, residentes do município de Paraíba do Sul. O jovem tem também que ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio. 

As inscrições começaram ontem (03), das 08 horas às 17 horas, na sede do Projeto Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã, na Avenida Randolfo Pena, no bairro Grama, Paraíba do Sul. Haverá também postos de inscrições volantes que percorrerão os bairros do município em dias, horários e locais a serem divulgados. Para realizar a inscrição será necessário levar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, número do PIS/NIS, titulo de eleitor, comprovante de residência, uma foto 3X4 colorida tirada recentemente e, os homens, comprovante de quitação das obrigações militares.

Serão oferecidas 500 vagas para cursos de capacitação nas áreas de administração, alimentação, vestuário, turismo, saúde, móveis, metalmecânica, serviços pessoais e transporte. Os cursos terão 100 horas/aulas de Qualificação Social e 250 horas/aulas de Qualificação profissional. Todos os alunos terão o direito de receber um auxílio mensal de R$ 100,00 durante seis meses, mediante da comprovação de 75% de frequência nas aulas no mês, e que não recebam auxilio de outros programas do Governo Federal. Terão o direito a vale transporte os jovens que residirem a mais de 1,5 km do local do curso. Eles receberão também duas camisas com identificação do curso, material didático, kit estudantil e lanches todos os dias.

Convênio com a MRS Logística
No evento também aconteceu à assinatura do convênio de cooperação da prefeitura com a MRS Logística, com finalidade de estabelecer uma cooperação mútua para implantação do complexo ferroviário no bairro Vieira Cortez, localizado em Paraíba do Sul. O convênio visa proporcionar aos jovens sul-paraibanos ações que estimulem a criação de novos empregos e mão de obra qualificada, promovendo o crescimento econômico do município. 

- Venho formalizar o Convênio da MRS Logística com a Prefeitura de Paraíba do Sul, viabilizando esse projeto que vai gerar 500 empregos aos jovens sul-paraibanos no setor ferroviário, que está crescendo a cada dia. E nesse sentido o prefeito Gil Leal teve a visão de trazer para o município esse importante projeto que também vai gerar riqueza na economia da cidade. O prefeito Gil Leal está dando um exemplo, esse projeto é um sonho da empresa e do município que está sendo realizado com o trabalho e o esforço que a Prefeitura vêm fazendo para concretizar essa parceria com a MRS - afirmou o assessor da presidência da MRS Logística, Gustavo Barbine.



Fonte: Entrerios Jornal
Fotos: Paraíba do Sul Agora

Nenhum comentário: