terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeitura sanciona, publica e vai por em prática lei de autoria de Marcinho

Programa de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes de autoria do vereador Marcinho agora é realidade em Paraíba do Sul

Na última semana foi publicada no Diário Oficial do município, a Lei Municipal nº 2.865 que dispõe sobre o programa de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes no município de Paraíba do Sul. O projeto que é de autoria do vereador Marcinho, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Gil Leal.

 - A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta – enfatizou Marcinho, que brindou com mais essa conquista para a saúde pública do município.

Na justificativa do projeto Marcinho destaca que a obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde. A obesidade na infância está se apresentando como uma epidemia global. Nas últimas décadas duplicou a incidência da obesidade entre as crianças e adolescentes.

Aproximadamente 25% das crianças entre 6 e 17 anos são obesas ou apresentam risco de sobrepeso. A obesidade representa a doença nutricional mais prevalecente entre crianças e adolescentes.

A obesidade infantil está associada a conseqüências negativas para a saúde da criança e do adolescente, incluindo dislipidemias, inflamações crônicas, aumento da tendência a coagulação sangüínea, disfunção endotelial, resistência a insulina, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações ortopédicas, alguns tipos de cânceres, apnéia do sono, estatohepatite não alcoólica. Quadro psicológico conturbado, com diminuição da auto- estima, depressão e distúrbio da auto-imagem, também está associado à obesidade infantil.

O presente projeto de lei, visa prevenir, orientar e criar alternativas para que as crianças obesas possam diminuir sua massa corporal através de reeducação alimentar, praticas esportivas e demais atividades que contribuam para a perca de peso, considerou o parlamentar. 

A seguir veja a publicação feita na íntegra.

Click na imagem para ampliar
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: