quarta-feira, 11 de abril de 2012

Estrada ruim atrapalha turismo e vida dos moradores de distrito de Paraíba Paraíba do Sul

A gente começa esta edição do RJ falando do estado precário de uma estrada importante para o distrito de Inconfidência, em Paraíba do Sul. Esse problema está atrapalhando o turismo e a vida dos moradores. A maior parte da estrada é de terra e está cheia de problemas. Nossa equipe foi conferir essa situação de perto.

São oito quilômetros do distrito de Inconfidência até o limite com o bairro Fagundes, no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, na Região Serrana do Estado. Os primeiros mil metros foram asfaltados em 2009, o restante é estrada de terra. As ondulações, os buracos e o mato alto tomam conta da área, para indignação de quem passa por ali.

- A estrada é horrível! Quando chove ninguém chega e ninguém sai, então enquanto o asfalto não chegar aqui, a essa localidade, nós vamos ficar muito parados no tempo. Infelizmente é isso – reclamou o fisioterapeuta Gustavo Alonso de Faria.

Um outro problema é a grande quantidade de encostas na estrada. Em época de chuva, elas podem acabar cedendo, fechando a pista.

Um comerciante lamenta o abandono do local. Para ele, o problema prejudica o turismo do distrito de Inconfidência.

- Nossa economia vive dessa estrada. 80% do turismo vêm por essa estrada, os veranistas, que já tem propriedade na Região, vêm por essa estrada também. Então, infelizmente, a gente fica nessa necessidade, aguardando a boa vontade deles para que isso aconteça – disse Carlos Eduardo Magdalena Pereira, comerciante.

Conhecido pela passagem de Tiradentes em suas idas e vindas a Minas Gerais, o distrito é o principal destino turístico de Paraíba do Sul, com um museu construído em homenagem ao inconfidente. Senhor Carlos tem uma casa de veraneio por ali, mas reclama que a família e os amigos que moram em Petrópolis já deixaram de vir pela falta de infraestrutura da Estrada de Fagundes.

- O comentário é sempre horrível. 'Não vou não, não vou lá'. 'Não vou a Inconfidência, não vou lá em Cebolas porque a estrada está ruim' – falou o empresário Carlos Zeitune sobre a dificuldade de passar pelo local.

Já o Sr. José é dono de um armazém há 50 anos e também reclama do prejuízo que vem tendo pela falta de turistas.

- Gente deixa de vir por causa da estrada. É barro, a estrada ruim... Quando chove, então, é impossível às vezes até passar. Todo mundo sai perdendo com isso – concluiu o comerciante José Carvalho Castilho.

Fonte: TV RIO SUL

2 comentários:

Anônimo disse...

É a cidade realmente está parada no tempo, em todos os sentidos e secretarias. Enquanto temos muiiiiito trabalho a fazer, sercretários da cidade ficam postando imagens engraçadas de seu time no Facebook ao invés de estar trabalhando em prol da população sul paraibanda. Esse é o espírito de nossos comandantes e infelizmente nós moradores estamos a mercê desses incopetentes. Em qualquer empresa séria, a conduta destes secretários já teriam levado a demissão por justa causa, mas aqui infelizmente se bobear eles ganham até aumento.

Anônimo disse...

Tive acompanhando algumas matérias e comentários da população de Cebolas sobre este asfaltamento e nunca vi uma união e uma anciedade tão forte por uma obra pública igual a esta desse asfalto.
todos aguardam com a esperança de que a comunidade irá se desenvolver depois dele.
Axu que o Prefeito vai arrumar um sério problema com eles se não o fizer até dezembro.