terça-feira, 17 de abril de 2012

As opções de Gil Leal - Base do governo possui quatro pré-candidatos que disputam a cadeira do prefeito

Enquanto em muitos municípios os atuais prefeitos quebram as cabeças em busca de um candidato a sua sucessão, em Paraíba do Sul o prefeito Gil Leal (PMDB) vive um momento extremamente confortável. Isso não quer dizer que ele terá vida fácil, já que quatro aliados almejam chegar ao cargo máximo do executivo sul-paraibano. E apesar do cenário ainda indefinido, existe uma certeza. Seja Graça Marco (PMDB), Canela (PTB), Júlio Canelinha (PTB) ou Gustavo Salles (PRP), Paulinho Jacaré (PDT) – os pré-candidatos da base – o eleito, Gil Leal terá cumprido a missão de eleger um dos integrantes de seu grupo político.

Analistas observam que todos buscam o apoio do atual prefeito, por considerarem importantíssimo o apoio da máquina administrativa. Entretanto, uma eventual disputa pode estremecer a base governista, já que àqueles que não forem “o escolhido” provavelmente irão romper com o prefeito peemedebista. Isso causaria um enorme racha no grupo, que caminha junto desde as eleições de 2008.

O vice-prefeito Canela é um dos principais aliados de Gil Leal. Desde 2009, quando assumiram a prefeitura, o PTB de Canela foi responsável por cinco secretarias na gestão. Indústria e Comércio, Turismo, Defesa Civil, Meio Ambiente e Esportes. Hoje o partido continua integrando o governo com o comando das secretarias de Meio ambiente e Defesa Civil, acumuladas por Luís Carlos Garrido (PTB), braço direito de Canela e considerado por muitos como um dos “super secretários” de Gil Leal.

Ainda no PTB, outro nome desponta como possível candidato a prefeito: o do vereador Júlio Canelinha. Filho do vice-prefeito, o jovem parlamentar foi um dos grandes pilares da campanha que elegeu Gil Leal e seu pai, tendo uma expressiva votação. Durante a atual legislatura, o vereador também atuou na base governista.

Por outro lado surge o nome do secretário de Fazenda Gustavo Salles. Funcionário de carreira da prefeitura de Paraíba do Sul, ele foi promovido a secretário por Gil Leal e ao longo dos últimos anos transformou-se em um de seus principais assessores, sendo uma das apostas do prefeito.

Quem também está na disputa é a vereadora Graça Marco. Uma das grandes puxadoras de voto na campanha que elegeu Gil Leal e Canela, Graça hoje é a presidente do PMDB, mesmo partido do prefeito, e conta com o apoio da cúpula peemedebista, como o presidente estadual Jorge Picciani, o deputado federal Eduardo Cunha e o governador Sérgio Cabral.

Fonte: Jornal A Folha

9 comentários:

Anônimo disse...

Resumo bastante maldoso, pois esta claro que o Prefeito não conseguirá fazer seu sucessor, até porque o povo não aguenta mais este marasmo da administração pública.

Anônimo disse...

Marcinho neles !

Anônimo disse...

Mas é claro que o prefeito vai fazer seu sucessor, até pq o povo não aguenta mais é votar em quem faz de um lado e rouba do outro. Chega dessa corrupção toda.
Pelo menos nisso o prefeito foi fiel, fez o que pode, dentro dos limites do lícito. O cara é do bem.
O único problema do prefeito que o povo mete o pau atualmente é o asfalto. Pensem nisso.

Yasser Arafat (Ponte velha- Paraiba do Sul) disse...

Caríssimos, eu não teria tanta certeza quanto um possível sucessor de nosso prefeito.
Não vejo tantos satisfeitos assim dentro dos bairros de nossa cidade, além é claro dos funcionários da própria prefeitura. Também não acredito que o povo vai se iludir com os shows da exposição ou com obras de fachadas como em outros anos.
Prefiro acreditar no que ouço nas ruas, daqueles que estão sentido em seu dia a dia o que é viver em um município falido e fraco de governantes.

Anônimo disse...

Realmente o povo não aguenta mais essa corja há 16 anos na prefeitura!

Anônimo disse...

É a cidade realmente está parada no tempo, em todos os sentidos e secretarias. Enquanto temos muiiiiito trabalho a fazer, sercretários da cidade ficam postando imagens engraçadas de seu time no Facebook ao invés de estar trabalhando em prol da população sul paraibanda. Esse é o espírito de nossos comandantes e infelizmente nós moradores estamos a mercê desses incopetentes. Em qualquer empresa séria, a conduta destes secretários já teriam levado a demissão por justa causa, mas aqui infelizmente se bobear eles ganham até aumento.

Anônimo disse...

Dizer que o 'cara é do bem',já é demais né! E a Oscip? A faculdade na exposição que não tinha autorização,pegou o dinheiro do povo e foi embora? A CEPEFER que não tem nenhum aluno de Paraíba do Sul? O show do Padre Fabio,quem uma semana antes em Tres Rios,custou 15 mil e aqui em Paraíba 180mil?
Dizer que esse homem é honesto vendo a turma do Jacaré assaltar a prefeitura é demais;manter no governo uma secretaria que roubou e rouba e responde ha mais de 8 processos de improbidade administrativa.
Isso é honestidade?

Anônimo disse...

Então "do bem" ao seu ver deve ser o ex-prefeito e ex-presidente do Detro, que hoje em dia está foragido da justiça por tremendas armações dentro da prefeitura né?
Vai entender esses Zé Povinho.
E a música continua: Cada povo tem a cidade que merece.

Anônimo disse...

Tá um marasmo e tá nojenta essa panelinha,DEUS nos livre,tem que por gente nova com grandes idéias,com vontade de trabalhar ,por a cara a tapa, por coisa grande e que se preocupe realmente com o povo.essas caras ñ mudam,não aguento mais as mesmas promessas,as mesmas mentiras e falcatruas,Vamo dar um basta,chegaa isso parece trem da alegria da familia dessa gente,ainda bem q DEUS nao dorme!ainda podemos ter esperança!!!abçao TAMU JUNTO...MARCINHO