quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Linha dura na segurança de Três Rios

Ex-comandante Geral da PM Mário Sérgio Duarte vai assumir Secretaria de Segurança Pública de Três Rios
Durante o anúncio oficial da instalação da empresa Neobus em Três Rios, na noite desta terça-feira, dia 7, outra informação se destacou no discurso do prefeito Vinicius Farah: a apresentação do coronel Mário Sérgio Duarte como secretário de Segurança do município.



Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e analista de segurança, ele já foi comandante do BOPE – Batalhão de Operações Especiais - e esteve no comando da Polícia Militar do Estado até setembro de 2011, quando solicitou a saída do cargo ao secretário de Segurança Pública do Estado José Mariano Beltrame. Na época, o coronel fez o pedido após reconhecer desgaste causado pela suspeita de envolvimento de um oficial da corporação no caso da morte da juíza Patrícia Acioli, em Niterói. Por mais de dois anos no cargo, ele foi um dos comandantes e coordenadores das pacificações de favelas cariocas.



Na ocasião, Vinicius Farah disse que o coronel passará a morar na cidade e completou com: “Se nossa cidade já é respeitada por uma política moderna e séria na política de segurança municipal, imagine agora com a entrada do coronel Mário Sérgio”.



O coronel Mário Sérgio conversou com o Três Rios Online e contou que, para aceitar o convite, precisou deixar outros. “Na semana passada recebi uma ligação do Vinicius querendo marcar uma reunião comigo. Naquele momento havia recebido convite de outra prefeitura, convite do Beltrame para retornar e estava decidindo meu futuro. Mas marquei a reunião, foi feito o convite e aceitei imediatamente. O governador Sérgio Cabral me disse para ‘arrumar todas as malas e todas as cuias’ pois ficarei aqui na cidade”.


A história de Mário Sérgio com Três Rios não é recente. “Na década de 1960 morei em Paraíba do Sul durante três anos, inclusive estudei no Zulmira Torres. Como meu irmão trabalha aqui, venho muito à cidade”, diz Mário Sérgio.


Sobre o que esperar de sua atuação no município, ele é objetivo. “Nosso projeto é ambicioso. Pretendemos implantar e torná-lo protótipo para outros municípios e espero, um dia, ser digno de ser chamado de filho da cidade por aceitação”. Para os serviços da secretaria, o coronel não estará sozinho. “Junto comigo virá parte da cúpula da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, aqueles que estavam comigo no planejamento da pacificação”.



Para o início oficial dos trabalhos, ainda é necessária a cessão do Estado, o pedido oficial e a documentação. “A conversa já aconteceu entre o prefeito e o governador, mas ainda precisa ser formalizada. Acredito que na próxima semana retorne ao município para dar início aos trabalhos”, diz.



Frederico Nogueira da Redação On

Nenhum comentário: