quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Especialista em segurança pública elogia sistema de monitoramento por câmeras de Três Rios

O sistema de câmeras instalado em Três Rios pelo governo municipal foi destacado no jornal Bom Dia Brasil de ontem (23) pelo comentarista Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro e autor do livro A Elite da Tropa, que inspirou os filmes Tropa de Elite I e II.

Para o especialista em segurança pública da Rede Globo de Televisão o sistema, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, pode ser apontado como uma das principais ferramentas da segurança pública no município, sendo responsável por contribuir para a redução da criminalidade no município. Rodrigo Pimentel elogiou a iniciativa do governo municipal, que instalou o centro de controle ao lado da prefeitura, na Praça São Sebastião, afirmando que essa medida é um bom exemplo de métodos modernos, com o uso inteligente da tecnologia para aumentar a segurança pública.

Desde sua implantação, o sistema de monitoramento já foi apontado como responsável pela identificação e prisão de alguns criminosos na cidade, além de contar com o apoio da população, que o considera essencial para intimidar a criminalidade. 

O especialista em segurança pública disse ainda que um novo sistema, integrado ao monitoramento por câmeras, está tendo bons resultados em diversas cidades do mundo, como Paris e Nova Iorque: o alarme sonoro. O alarme é disparado pela central de monitoramento ou centro de controle quando uma atividade suspeita é identificada. O som atrai a atenção da população no entorno da região onde o alarme foi disparado e, com isso, inibe a ação do criminoso.

Não há informações sobre uma possível adoção do novo sistema em Três Rios, mas como o investimento é bastante reduzido, o governo poderá adotar, em alguns pontos estratégicos, a integração entre o monitoramento por câmeras e o alarme sonoro.

Fonte: Entrerios Jornal

Nenhum comentário: