segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Chega a oito o número de mortos em Sapucaia, diz Defesa Civil do RJ

Deslizamento de terra soterrou pelo menos oito casas em Jamapará. Entre os mortos estão 6 adultos e 2 crianças; buscas continuam na região.
Rio está cheio perto de Jamapará, em Sapucaia (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
Chega a sete o número de mortos por problemas provocados pela chuva, na madrugada desta segunda-feira (9), no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, segundo informações da Defesa Civil estadual. Seis pessoas morreram em decorrência de um deslizamento de terra, que atingiu pelo menos oito casas. A sétima vítima, segundo a Defesa Civil, morreu numa casa que desabou emn outra parte do município. Ao todo, são seis adultos e duas crianças, ainda de acordo com a Defesa Civil.

Equipes de busca e salvamento continuam trabalhando no local, com o auxílio de cães farejadores. De acordo com informações da Defesa Civil, por volta das 16h voltou a chover forte no distrito, mas, em princípio, nenhum outro deslizamento de terra foi registrado.

Ainda segundo a Defesa Civil, um novo deslizamento de terra ocorreu no meio da tarde desta segunda-feira a cerca de 200 metros de onde ocorreu a primeira queda de barreiras. Mas não houve vítimas e nenhuma casa foi atingida.

A Defesa Civil estadual avalia a possibilidade de haver pelo menos 20 pessoas desaparecidas após o deslizamento. Já segundo o coordenador de Defesa Civil de Sapucaia, Marco Antônio Teixeira Francisco, ao menos 12 pessoas seguem desaparecidas, além dos mortos já encontrados.

Atendimento
O atendimento às vítimas será feito em uma espécie de enfermaria de campanha na subprefeitura de Jamapará, enquanto a via não é desobstruída. Além disso, os desabrigados e desalojados estão sendo realocados para o Ciep e algumas escolas municipais da região. Outros estão indo para casas de parentes.

Interdições
Por volta das 13h30, a concessionária Acciona informou que a rodovia BR-393 (antiga Rio-Bahia) estava parcialmente interditada a partir do km 122, na pista sentido Norte (MG). A pista sentido Rio estava liberada ao tráfego.

A estrada também estava interditada no km 108, na altura de Jamapará, onde o deslizamento soterrou algumas casas. No km 151, nas imediações de Moura Brasil, no sentido Sapucaia, está em sistema "pare e siga".

Fonte: G1

Nenhum comentário: