domingo, 11 de dezembro de 2011

Jogo do Poder: Rogério Onofre x Vinícius Farah - Parte I

Quem é mais influente junto ao Governo do Estado do Rio?
(As duas principais lideranças políticas da região centro sul do estado)
Durante essa semana foi noticiado pela mídia da região uma importante conquista para a região, mas principalmente para os municípios de Paraíba do Sul e Três Rios, que é o asfaltamento de quase 8 Km da antiga estrada da Barrinha, para a ampliação do Parque Industrial de Três Rios. Um investimento de cerca de R$ 17 milhões de reais que permitirá que Paraíba do Sul possa também desenvolver o seu tão sonhado Pólo Industrial, gerando emprego e renda.

(Prefeito Vinícius Farah e o Governador Sérgio Cabral)
Em seu primeiro mandato como prefeito, Vinícius Farah, fez do município de Três Rios “A princesinha do interior do estado do Rio”, sendo o município do sul do estado que mais recebe recursos do Governo Estadual e Federal. Administrando uma cidade que possui uma população flutuante de quase 400 mil pessoas, Farah se estabelece como principal liderança política junto ao Governador Sérgio Cabral, que em uma parceria jamais vista, gerou milhares de postos de emprego nas quase 900 empresas que se instalaram em Três Rios nos últimos anos, como multinacional Nestlé, recém inaugurada no município. Os investimentos não param por aí. Foram milhões de reais em obras de urbanização, no Centro de Controle e Comando que reduziu em 51% os índices de criminalidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Viaduto no Centro da Cidade, o CVT e tantos outros, que em praticamente 3 anos transformaram a vida de milhares de pessoas para a melhor.

Vinícius Farah pode-se considerar hoje o mais preparado e atuante prefeito do estado do Rio de Janeiro, se estabelecendo como uma das mais promissoras lideranças políticas do Estado do Rio.

Outra figura importante do cenário político fluminense é o ex-prefeito de Paraíba do Sul, Rogério Onofre, que é o atual Presidente do DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), um dos órgãos que mais arrecada verbas para o Governo do Estado. O DETRO somente durante a gestão do ex-prefeito, além de moralizar o órgão, foi responsável pela doação de milhões de reais para a secretaria de Segurança Pública, Casa Civil, Saúde e outros setores do Governo Cabral. Inclusive o HTO Dona Lindu, que recebeu do DETRO quase R$ 10 milhões em investimentos. 

Onofre foi prefeito de Paraíba do Sul entre o período de 1997 à 2004 e segundo populares a história do município se divide em dois momentos: Antes de Rogério e depois. O Homem de Coragem como é conhecido, foi gestor na época em que quem governava o estado era o casal Garotinho e junto aos governadores da época iniciou as obras do Hospital do Povo, atual HTO Dona Lindú, realizou a construção de Creches, escolas, as quase 40 quadras que o município possui, o Restaurante Popular, transporte escolar, a vinda da FAETEC, o asfaltamento de 200 Km de vias e estradas, a entrega de centenas de Casas Populares, a Delegacia Legal, os Centros de Capacitação nos bairros, postos de saúde, a nova ponte sobre o Rio Paraíba, a revitalização do Parque Salutaris e tantas outras obras. 

Rogério, logo após eleger o seu sucessor, o ex-prefeito João Vicente, foi ainda no Governo Rosinha, presidente do DETRO e reassumiu a autarquia logo após a entrada do Governador Sérgio Cabral, onde permanece até hoje.

(Continuação em breve)

Nenhum comentário: