sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Finalizada a implantação do Projeto Piloto do PAIS em Paraíba do Sul

(Mário Sérgio Cordeiro, proprietário do Sítio Recreio
que serviu do Projeto Piloto para o projeto)
Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, está sendo viabilizada em Paraíba do Sul – devido a um convênio assinado entre a Prefeitura e o SEBRAE-RJ – a implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Inicialmente cerca de 30 famílias serão beneficiadas na cidade.

O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos e apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.Nas unidades PAIS são cultivados pelos agricultores, em um mesmo ambiente, os mais diversos tipos de hortaliças, legumes, carnes, ovos e frutas.

O Projeto Piloto teve sua implantação finalizada em 19/11, na propriedade Sítio Recreio, em Werneck, do produtor Mário Sérgio Cordeiro Leal. Na ocasião, estiveram presentes, além dos demais produtores que serão beneficiados, a equipe do SEBRAE-RJ, técnicos da EMATER-RIO, em especial, o técnico responsável pela propriedade, Pedro Paulo Florenzano Júnior, a diretora do DEAGRO, Maria Fernanda Cunha de Andrade, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luiz Carlos Garrido Júnior, o vereador Marcinho e o Vice Prefeito Canela.

Fonte: Rizoma Notícias
Fotos: Blog Paraíba do Sul Agora

Nenhum comentário: