sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jovens e a política: participação decisiva para uma Sociedade aberta

Por Douglas Ribeiro / SP

(Edição da Época desta semana, em que foi publicada
a pesquisa sobre a Participação dos Jovens na
Política. Matéria de Capa)

Em sua edição de número 699, a revista Época (10/10/2011) divulgou uma pesquisa que na qual retrata a participação dos jovens na política no dia a dia e na fiscalização das atribuições dos políticos. 56% da juventude brasileira não acreditam nos políticos (vereador à presidente da República). Porém, 41% aceitariam se candidatar caso o partido político lhe concedesse esta oportunidade.

A reportagem traz alguns jovens que se engajaram no mundo da política a partir das participações nos grêmios estudantis em suas respectivas escolas, isso mostra a real importância dos movimentos sociais na juventude para que posteriormente possam angariar novos horizontes na participação política.

Outro dado relevante diz a respeito do papel de um deputado na sociedade, os jovens entrevistados pela pesquisa acreditam que a principal atribuição de um parlamentar é “Fiscalizar o governo e aprovar o destino das verbas públicas”, aqui leia-se orçamento das esferas governamentais e destinação de seus recursos em melhorias em setores como Educação, Saúde, Transporte e assim por diante.

Dentre os partidos políticos citados na pesquisa, os jovens optam pelo PT, que é citado por 42%, seguido pelo PSDB e PV, ambos com 30% e PMDB, que aparece com 8% das preferências. É preciso que se fortaleça a inclusão de jovens na esfera político-partidária para que possam refletir acerca de um pensamento, ideologia e contribuições para uma sociedade plena, com um debate permanente. Mais da metade dos entrevistados (52%) sequer tem um partido de preferência, apresentam-se neutros.
(Jovem Sulparaibano Tiago Martins
foi entrevistado para esta matéria
da Revista Época)

A principal preocupação do jovem brasileiro com relação à política é a corrupção, que é um câncer que degrada a sociedade e que desanima a população a lutarem pelos seus direitos e deveres. Os jovens têm um papel importante na consolidação de uma política limpa, através do voto consciente, com grupos engajados na defesa da transparência mútua e passiva. 

Hoje, a juventude está atenta aos fatos que a política proporciona no dia a dia, ou seja, o impacto que ela causa em nossas vidas. 

Vale a pena o jovem se engajar na política, na defesa de uma democracia plena, e com uma contribuição decisiva em prol dos direitos da sociedade, e cada qual faça a sua parte, de uma forma aberta e ampla. Portanto, devemos preservar a política, os jovens são fundamentais para a ampliação do fortalecimento com participações atuantes.

Artigo de Douglas Santos Ribeiro, 23, São Paulo/SP

Nenhum comentário: