sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desempenho pífio

Por João Marcos Júnior
Ideologicamente, uma Câmara de Vereadores serve para cumprir algumas das mais nobres tarefas de uma sociedade. Os legisladores devem fazer um debate sério dos problemas coletivos, fiscalizar a legalidade de ações do executivo e propor leis que promovam a melhoria das relações entre os cidadãos. Estas são algumas de suas atribuições, mas a Casa das Leis de Paraíba do Sul parece não entender sua importância.

Salvo raras exceções, em todas as sessões, pode-se acompanhar entre os nobres vereadores cenas de marasmo, falta de entendimento do que está sendo falado ou discutido, falta de respeito com os poucos cidadãos presentes ou, até mesmo, falta de preparo para exercer a digna função.

Vários vereadores não usam da palavra, prerrogativa importantíssima, por várias sessões. Será que não há assunto importante numa cidade com 41 mil habitantes para se tratar a cada semana? Resta uma dúvida: ou eles estão distantes da realidade ou não são aptos a estar onde estão!

As conversas paralelas, os constantes atrasos ou ausências, as saídas do plenário, a falta de assunto para debater, o desinteresse com a pauta do dia são no mínimo falta de respeito para com aqueles que comparecem a Câmara para assistir à sessão. Mais ainda, com todos os sul-paraibanos.

A maioria deles não consegue apresentar um debate público de alto nível nas sessões, só não sei afirmar se é por falta de competência ou fidelidade canina a outros interesses maiores, que não o interesse público, que deveria prevalecer.

As indicações ou requerimentos de indicações, que são apenas sugestões de serviços encaminhados à prefeitura, não produzem resultados práticos, são fartamente aprovados pelos vereadores. E os projetos de lei? E o plano diretor? E as grandes questões, como a preservação de recursos naturais? São abandonadas logo após a eleição dos mui dignos vereadores.

É lamentável termos uma Câmara Municipal tão apática e inerte. Não menos lamentável é que essa Câmara, além de apática e inerte, seja submissa às ordens do executivo local. O fato é que temos um legislativo desautorizado! Precisamos de renovação e mais trabalho.

Paraíba do Sul pode mais, também na Câmara Municipal.

Um comentário:

Eu Amo Werneck disse...

Infelizmente tenho que concordar com você, acompanhei algumas seções de nossa câmara e pude comprovar que temos vereadores displicentes, sem educação e principalmente ignorantes quando se sentem na obrigação de falar.
Não sabem conversar, não pronunciam as palavras corretamente e principalmente não demonstram entendimento sobre os assuntos de pauta.
Então como se esperar dialogo de pessoas que não sabem si quer o que estão falando e pior, não possuem opinião formada sobre nada?