sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coluna Músical por DJ Beto Correa


15 Anos sem Renato Russo
No ultimo dia 11 de Outubro fez 15 anos que o cantor e compositor Renato Russo, líder da Banda Legião Urbana morreu deixando uma obra genial através de sua música. O cantor deixou um filho, Giuliano Manfredini, na época com apenas 7 anos de idade. O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

Renato Manfredini Júnior nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960. Mudou-se para Brasília em 1973 e morreu no ano de 1996, com 36 anos de idade, devido a complicações em decorrência do vírus HIV, do qual era portador desde o ano de 1989. Mesmo com 15 anos de sua morte, a sua obra continua viva e atual, Renato deixou um legado imensurável de canções que foram consagradas como verdadeiros hinos de toda uma geração que são verdadeiros conselhos para seus fãs antigos, e seus novos admiradores, pois mesmo após a morte do cantor a Legião Urbana continuou com vendas expressivas de discos e angariando cada vez mais fãs de várias idades.

Renato Russo começou a sua carreira musical muito cedo e em 1978 deu os primeiros passos de sua incursão no universo música, quando junto com amigos formaram a banda “Aborto Elétrico”, que teve em sua formação os irmãos que anos mais tarde formaram o (Capital Inicial) Felipe Lemos e Flávio Lemos, porém devido às constantes brigas de Renato Russo com o Felipe a banda termina no ano de1982. 

Após o termino da banda, Renato faz algumas apresentações sozinho, porém o período durou alguns meses, até se juntar a Marcelo Bonfá, e alguns integrantes, porém Renato assume o baixo. Depois de algumas formações, no ano de 1983, Dado Villa-Lobos assume a guitarra e da origem a principal formação da banda Legião Urbana.

A banda Legião Urbana em seu primeiro álbum lançou várias canções com cunho político, muitas com tom de protesto, porém nunca deixando de lado as músicas de amor. A partir daí a Legião Urbana lançou mais sete discos de estúdio. As canções de Renato mesclavam tristeza, e melancolia, deixando presente a sua depressão devido a conflitos pessoais, como também deixava muito bem evidenciado a sua revolta em viver num mundo injusto, cheio de preconceito e desonestidade.


A Legião Urbana ficou na ativa por 14 anos, lançou um total de 13 discos e vendeu mais de 20 milhões de cópias. O trabalho solo de Renato rendeu quatro álbuns, sendo que dois deles foram lançados após sua morte.

Ouça de segunda a sexta-feira de 14:00 as 16:00 horas na Super Rádio Clube AM 1540 kHz, Super Show da Clube com Beto Correa e também na rádio Jornal FM 100,9
Contatos: djbetocorrearj@hotmail.com
Acessem: www.betocorrea.com

Nenhum comentário: