sexta-feira, 5 de agosto de 2011

No Dia Nacional da Saúde, profissionais dão dicas para mudar hábitos

Hoje é o Dia Nacional da Saúde, uma data que merece ser celebrada e pode servir como um grande incentivo para mudança de hábitos e o início de uma vida mais saudável. O dia foi escolhido em homenagem ao médico bacteriologista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872.

 “Com o ritmo de vida que as pessoas levam atualmente, horário de trabalho longo e pouco tempo para o cuidado próprio, dificulta a higienização bucal adequada.”, opina a dentista, Adriane Santa Rosa, 33. Ainda de acordo com ela, a simples compra de uma pequena bolsa portando escova de dente, creme e fio dental, já é o suficiente para melhorar esse hábito. “Carregando esse estojinho, já contribuirá para uma higiene adequada, evitando doenças bucais como: periodontal, infecção-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cimento, ligamento periodontal e osso) dos dentes; Cárie e a Alitose, mais conhecida como o mau hálito.

A enfermeira e coordenadora de estratégia de Saúde da Familia, Amanda de Souza Santos, 29, alerta para um sério problema provocado pelas questões alimentares e práticas de exercícios. “Os hábitos alimentares e a prática de exercícios, devem ser inseridos na vida da população. A má alimentação e o sedentarismo faz com essa pessoa adoeça mais vezes e procure atendimento médico com frequência. Nosso foco hoje é controlar a diminuição da valorização de medicamentos e fazer com que esse cidadão opte pela prevenção e não nos procure apenas quando está doente”, salienta Amanda.

O médico Fernando Lopes Figueiredo, 43, também concorda com as afirmações de Amanda e complementa: “Com a vida sobre pressão que vivemos, precisamos nos cuidar mais. Além da saúde, temos que nos preocupar com o nosso bem-estar, dedicando tempo para a família, nos alimentando de forma mais adequada e devagar, administrar o tempo tentando não se sentir pressionado. Equilíbrio é palavra chave para melhorar a saúde e mudar os hábitos”, enfatiza Figueiredo.

Que tal no Dia Nacional da Saúde você começar a mudar seus hábitos e viver uma vida mais saudável?

Fonte: 3 Rios On Line

Nenhum comentário: