sábado, 20 de agosto de 2011

Mês de Julho foi ruim para a indústria sul paraibana

Julho foi um mês ruim para a indústria de transformação de Paraíba do Sul. O setor terminou o mês contabilizando o fechamento de 24 vagas, sendo o setor que mais demitiu no mês. A construção civil fechou 12 vagas e a administração pública três. No saldo, o mês de julho registrou resultado positivo no mercado de trabalho sulparaibano, com a criação de 24 vagas. O setor de serviços criou 43 vagas em julho, resultado 2% acima do mesmo período de 2010. O comércio teve um saldo positivo de 15 vagas e a indústria extrativa mineral e a agropecuária de duas vagas.

No acumulado de janeiro a julho foram criadas em Paraíba do Sul 265 vagas, média pouco inferior a 38 vagas por mês. Apesar do resultado tímido, o mercado de trabalho formal sulparaibano em 2011 contratou no período 4,4% acima do registrado no mesmo período de 2010. A administração pública lidera as contratações, com 98. A indústria de transformação e o setor de serviços registraram desempenhos semelhantes, com a criação, respectivamente, de 72 e 71 vagas permanentes. No outro lado da balança está o comércio, que esse ano fechou 24 vagas.

Considerando o acumulado de 12 meses, entre agosto de 2010 e julho de 2011, o mercado de trabalho formal de Paraíba do Sul teve um crescimento de 7,6% em comparação aos 12 meses anteriores, gerando 441 vagas. O setor de serviços lidera a criação de vagas com 184. A indústria de transformação gerou 148, a construção civil 68 e o comércio 46. Os resultados negativos foram registrados pela administração pública e pelo setor de serviços industriais de utilidade pública (gás, telefonia, energia elétrica) que fecharam, respectivamente, 19 e uma vaga.

Veja na tabela o comportamento do mercado formal de empregos de Paraíba do Sul.


2 comentários:

Anônimo disse...

Não só todos os meses tem noticia ruim para Paraiba do Sul, como todos os dias, horas e minutos, também com um governo Municipal tão ruim assim, não podia se esperar muita coisa !

Aldeir Félix Honorato disse...

A Administração Pública Municipal tem grande responsabilidade. Sem uma atuação estratégica de longo prazo, nosso crescimento econômico será sempre tímido e bem abaixo de Três Rios.

É preciso reinventar o jeito como a política é praticada em Paraíba do Sul para reverter este quadro.

Da forma como as coisa estão indo, só vão bem para quem está no governo mesmo.