domingo, 17 de julho de 2011

Cresce o número de andarilhos em Paraíba do Sul

(Mendigos nas proximidades com a policlínica municipal)
Em Paraíba do Sul, uma triste realidade tem voltado as ruas do município, é a enorme quantidade de andarilhos e população de rua que tem invadido os principais pontos da cidade, principalmente a área central.
Quem chega ao município se depara com essa parcela da população nos pontos de ônibus, próximo a rodoviária Gonzalez (Policlínica Municipal) e outros pontos da cidade, até mesmo pontos turísticos.

Até o momento nenhuma medida tem sido feito pelos órgãos competentes no sentido de conter o avanço da população de rua em Paraíba do Sul. 

Segundo relato de um senhor que prefere o anonimato, ele relata que um grupo de mendigos que estariam se alojando debaixo da ponte velha, teria o ameaçado com pedras e pedaço de pau.

 - Eles pareciam ter algum retardamento mental e quando fui pegar meu carro no estacionamento próximo a caixa econômica, acho que eles se sentiram ameaçados e tentaram me alvejar com pedras – ressaltou o professor.

O Blog da Juventude Ativa vai tentar ouvir a Secretaria de Bem Estar Social durante essa semana, para ouvir quais são as ações que estão sendo executadas ou planejadas nesse sentido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nã0 são mendigos não!
São sul paraibanos que estão na miseria por falta de uma politica social, de geração de emprego, de crescimento economico, de oportunidades de vida digna.
Estão aguardando um salvador da patria. Quem será? Lhe garanto que não é ninguem que estaja metido nessa politica mesquinha que temos visto nos ultimos tempos, apos esse Gil Leal assumir a cidade.

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Concordo plenamento com o leitor do Blog. A falta de políticas públicas na área habitacional, de geração de emprego e renda e uma política séria de combate a miséria é um dos principais fatores que impulsiona o crescimento da população de rua na cidade.

Parabéns pelo comentário, muito pertinente. Ainda esta semana, faremos uma matéria nesse sentido.

Obrigado pela participação

Tiago Martins

Anônimo disse...

É verdade o que disse o primeiro anônimo: não são andarilhos não, são cidadãos sul-paraibanos que estão vivendo na miséria. Apesar do recurso utilizado para não identificá-los, conheço esse de camisa branca. Até pouco tempo era um homem trabalhador, mas foi demitido e não encontrou mais emprego...passando a 'viver' na rua.
E pode-se notar na mão do outro uma Carteira de Trabalho, certamente já teve um emprego ou está a procura de outro.

Faltam políticas públicas para atender essas pessoas. Qualificação profissional, aluguel social ou abrigo até conseguirem outro emprego, reabilitação contra dependência química de alcool, entre outras possibilidades.