quarta-feira, 27 de julho de 2011

ARTIGO: A Importância do comércio local para o desenvolvimento

Atualmente tem-se discutido sobre o papel do comércio local, como fonte de emprego e renda no desenvolvimento dos municípios, inclusive os municípios pequenos, onde este setor influência diretamente na economia.

Através do comércio local, a cidade aumenta a oferta de empregos à população, contribuindo para o desenvolvimento da própria cidade e para o aprimoramento da mão de obra local. Os empregos e salários gerados pelo comércio local se transformam em bem estar e qualidade de vida. A população mora melhor e em condições dignas.

Hoje em dia, manter o comércio ativo requer fatores imprescindíveis aos empresários, devido à competitividade, a grande taxa tributária e a enorme burocracia.

Em Paraíba do Sul, município onde a maioria do comércio é composta por micros empresários, à situação é ainda pior. É assustador a quantidade de impostos e taxas que são colocados diante dessa classe mensalmente. 

Mas temos visto que com criatividade e empreendedorismo, é possível tornar o comércio mais atrativo e suprir a exigência dos consumidores.

Um dos maiores empregadores do município, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Emprego) o setor de serviços e comércio gerou em Paraíba do Sul no ano passado 1.479 empregos formais. E anualmente corresponde junto com o setor terciário aproximadamente R$ 340 mil no PIB do município (Produto Interno Bruto) segundo dados de IBGE primeiros resultados de 2010.

Acreditar nas potencialidades e nas perspectivas desta área é acreditar no desenvolvimento do município. Cresça com sua cidade. Prestigie o comércio local. Prestigie o comércio de Paraíba do Sul.

Por Tiago Martins

Nenhum comentário: