quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você se sente seguro?

Ostentando o certificado ‘ISO-9001’, espécie de selo de qualidade reconhecido internacionalmente, as polícias Civil e Militar do Vale do Paraíba têm um serviço nota 10, certo?! Bom, não é o que diz o relatório da Ouvidoria da Polícia do Estado -- órgão do Estado que funciona como porta-voz da sociedade nos assuntos relacionados à segurança.

Os números mostram que, se depender da quantidade de  reclamações sobre a qualidade do serviço policial prestado na região, os policiais estão com nota baixa... nota  vermelha. Entre 2009 e 2010, cresceu o número de denúncias de má qualidade -- de 33 para 45. O Vale convive ainda com o  título de região mais violenta do interior.

E olha que as polícias Militar e Civil ostentam a certificação ISO-9001, que é  oferecida às instituições que  cumprem uma série normas para aumentar a satisfação dos cidadãos.

Denúncias
De acordo com o relatório, 244 policiais do Vale foram denunciados à Ouvidoria em 2010. São José lidera o ranking, com  55 (13 deles pela questão do atendimento). 

A Ouvidoria, órgão do Estado, tem a função de ser porta-voz da população em atos irregulares cometidos pela polícia.  Todas essas denúncias são investigadas pela Corregedoria e a apuração é acompanhada pela Ouvidoria da Polícia.

Qualidade?

Tanto a Policia Civil quanto a Militar têm a certificação ISO-9001. O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), responsável pelas unidades da PM na região, recebeu a certificação há apenas cinco meses. Já a Polícia Civil recebeu no fim de 2010.

Outro lado
A reportagem do PsNews  procurou ontem as polícias Civil e Militar, mas não obteve um retorno até o fechamento desta matéria.

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