Ostentando o certificado ‘ISO-9001’, espécie de selo de qualidade reconhecido internacionalmente, as polícias Civil e Militar do Vale do Paraíba têm um serviço nota 10, certo?! Bom, não é o que diz o relatório da Ouvidoria da Polícia do Estado -- órgão do Estado que funciona como porta-voz da sociedade nos assuntos relacionados à segurança.
Os números mostram que, se depender da quantidade de reclamações sobre a qualidade do serviço policial prestado na região, os policiais estão com nota baixa... nota vermelha. Entre 2009 e 2010, cresceu o número de denúncias de má qualidade -- de 33 para 45. O Vale convive ainda com o título de região mais violenta do interior.
E olha que as polícias Militar e Civil ostentam a certificação ISO-9001, que é oferecida às instituições que cumprem uma série normas para aumentar a satisfação dos cidadãos.
Denúncias
De acordo com o relatório, 244 policiais do Vale foram denunciados à Ouvidoria em 2010. São José lidera o ranking, com 55 (13 deles pela questão do atendimento).
De acordo com o relatório, 244 policiais do Vale foram denunciados à Ouvidoria em 2010. São José lidera o ranking, com 55 (13 deles pela questão do atendimento).
A Ouvidoria, órgão do Estado, tem a função de ser porta-voz da população em atos irregulares cometidos pela polícia. Todas essas denúncias são investigadas pela Corregedoria e a apuração é acompanhada pela Ouvidoria da Polícia.
Qualidade?
Tanto a Policia Civil quanto a Militar têm a certificação ISO-9001. O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), responsável pelas unidades da PM na região, recebeu a certificação há apenas cinco meses. Já a Polícia Civil recebeu no fim de 2010.
Outro lado
A reportagem do PsNews procurou ontem as polícias Civil e Militar, mas não obteve um retorno até o fechamento desta matéria.
A reportagem do PsNews procurou ontem as polícias Civil e Militar, mas não obteve um retorno até o fechamento desta matéria.
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