quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vereador requer a Secretário de Segurança do Estado mais segurança para Paraíba do Sul

Requerimento de Marcinho aprovado pela Câmara ao Secretário Beltrame

Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública
do Estado do Rio de Janeiro

            Senhor secretário, de forma alguma o texto que passamos a produzir nesse instante, sequer de longe vem a ser um manifesto decorrente de política partidária, na verdade é uma carta que qualquer cidadão de Paraíba do Sul tem vontade de materializar, mas esbarra em um temor comum em nosso município.
            Vivemos em um pequeno município, de aproximadamente 40 mil habitantes, de povo humilde e acolhedor. Uma cidade que realmente um dia poderia ser intitulada de “A Cidade da Paz”. Mas infelizmente não é o que acontece, vivemos em frequente insegurança, esperando a notícia da próxima vítima.
            Se resolvemos encaminhar ao senhor esse pedido de apoio, é pela confiança que nos é passada por ações firmes que vêm sendo tomadas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, aonde problemas de potencialidade incomparavelmente mais complexos do que os nossos e que vem sendo encarado de frente pela sua pasta e pelo governador Sérgio Cabral.
            O fato é secretário, que o homicídio tornou-se, em nosso município, coisa comum, banal!  
Em menos de dois anos tivemos somente no pequeno município de Paraíba do Sul – RJ mais de 20 homicídios no mesmo modelo.
Temos visto o papel do judiciário sendo colocado de lado em muitas das vezes, e as controvérsias sendo resolvidas na bala que nos fazem parecer viver no tempo do cangaço.
As execuções seguem um modelo que todos já sabem: assassino sem fazer questão de esconder o rosto, surpreendendo a vítima, descarregando a arma, saindo andando lentamente ao encontro de uma moto ou carro (na maioria placas de fora da cidade) que encontra-se estrategicamente o esperando e logo desaparece. No local ficam apenas o corpo estilhaçado, curiosos e testemunhas que juram que não viram nada.
Alguns buscam o consolo na índole da vítima fazendo julgamentos se a tal pessoa prestava ou não. O poder de decidir o quanto deve viver uma pessoa na terra é divino, o julgamento dos homens na terra cabe ao judiciário. Inadmissível que em pleno século XXI, Paraíba do Sul viva o retrocesso, as eras do bang bang e a justiça sendo feita aos moldes da lei de Talião, do olho por olho e dente por dente.
Fora as balas perdidas, pois para cada homicídio que aconteceu, sobraram vítimas das balas perdidas descarregadas pelos assassinos. Já foram atingidos homens, mulheres e crianças que apenas por estarem exercendo seu direito de ir e vir, no momento do crime.
Nossa cidade é desprotegida, são poucas viaturas da Polícia Militar: 2 viaturas do tipo gol para atender 190. Na parte de repressão temos 1 patamo com apenas 2 homens trabalhando e não 4 como deveria ser (que só funciona de dia, que a noite regressa para o descanso). 1 viatura que fica no distrito de Werneck e outra em Sebollas que não fazem patrulhamento de madrugada. Então temos 5 viaturas trabalhando durante o dia e apenas 2 viaturas que trabalham durante a madrugada. O efetivo também é precário, são 10 homens trabalhando durante o dia e apenas 4 na madrugada.
Não temos qualquer sistema de monitoramento através de Câmeras.
Vimos secretário, por meio deste documento, solicitar apoio do Governo do Estado, que utilize de sua tecnologia, experiência, investimentos e competência para banir de nosso município um tipo de crime não mais moderno, não mais comum para o século XXI, que são crimes de pistolagem que amedrontam nosso povo.

Márcio de Abreu Oliveira
Vereador


Um comentário:

Anônimo disse...

Falar é fácil, provar que são elas.
Argumento barato para desmerecer o mérito do Marcinho em levantar o problema da Segurança Pública em Paraíba do Sul enquanto todas as autoridades do município se calaram.

O anônimo acima conseguiu cometer os crimes de calúnia, difamação e injúria ao mesmo tempo! Parabéns! Conseguiu se enquadrar no artigo 141 do Código Penal!