sexta-feira, 10 de junho de 2011

Começa vacinação contra paralisia infantil

A primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 vai começar no sábado (18), nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Paralelamente, no mesmo dia, municípios de oito estados vão imunizar as crianças contra o sarampo.
 
A segunda fase da campanha contra o pólio começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a doença infectocontagiosa considerada grave. Acompanhe quais os grupos que deverão ser vacinados no site do Ministério da Saúde.
 
Em cada etapa da campanha contra a polio, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. Serão mobilizados mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o País. O ministério reforça que é importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas. 
 
“Se a criança estiver no dia se sentindo mal, com algum problema, o ideal é levar no posto de vacinação. Lá o profissional vai avaliar se deve ou não vacinar essa criança agora, no dia 18 de junho”, esclareceu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva nesta terça-feira (7), em Brasília. 
 
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. 

Nenhum comentário: