segunda-feira, 16 de maio de 2011

Produção de resíduos sólidos no Centro-Sul ultrapassa 108 toneladas/dia



Os municípios da Microrregião Centro-Sul Fluminense produzem mais de 108 toneladas de resíduos sólidos por dia. Em média cada habitante do Centro-Sul produz 0,69 kg/dia de resíduos, de acordo com os números da Secretaria de Estado do Ambiente e Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (INEA).

Três Rios e Paraíba do Sul registram o maior volume de resíduos per capita da microrregião, com 0,75 kg/dia, enquanto em Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian o volume per capita fica em 0,65 kg/dia. A diferença de 15,4% entre o volume de resíduos sólidos produzidos em Três Rios e Paraíba do Sul em relação aos demais municípios da microrregião se explica pela maior população e pela economia mais forte, centrada na indústria e no comércio, grandes geradores de resíduos.

A produção de mais de 108 toneladas de resíduos sólidos, por si, justifica a construção de Centro de Tratamento de Resíduos para atender à microrregião de forma consorciada, inclusive com a geração de biomassa e venda no mercado de créditos de carbono. Esses municípios dividiriam, proporcionalmente, os custos de manutenção do CTR e os lucros com a venda dos créditos de carbono. Além disso, o CTR organizaria o sistema de coleta seletiva e reciclagem nos municípios.

A construção de um CTR para atender, além da microrregião, municípios como Petrópolis, reduz o valor que cada município teria de investir na manutenção do Centro, mas ao mesmo tempo tem dois impactos negativos: a redução do valor arrecadado com a possível venda dos créditos de carbono e a redução do tempo de vida útil do CTR. Veja na tabela os números da produção de resíduos sólidos na microrregião Centro-Sul.

Fonte: Entrerios Jornal

Um comentário:

Aldeir Félix Honorato disse...

Leia também meus artigos sobre o tema nos links abaixo:

http://paraibadosulonline.blogspot.com/2011/05/aterro-municipal-uma-questao-de.html

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/04/aterro-sanitario-de-paraiba-do-sul-um.html

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/04/o-problema-dos-lixoes-e-gestao-publica.html