sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hospital em Três Rios realiza primeira captação de órgãos

(O médico Daniel Amitrano e a enfermeira Rafaella Thaís Souza Carvalho, ambos da Central de Transplantes
/Foto: divulgação)
Nesta semana o Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição em Três Rios realizou a primeira captação de órgãos de um paciente que sofreu morte encefálica. O procedimento foi realizado pela equipe da Central de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro.

Essa é uma notícia inédita na região e que abrirá a oportunidade para facilitar a doação de órgãos no município e região.

Os médicos ressaltaram que a tendência a partir de agora é aumentar o número de doadores de órgãos, algo que ainda é rejeitado no Brasil, mas que tende a crescer através da orientação aos familiares do paciente falecido e também das pessoas “em vida” que manifestam o desejo de doar seus órgãos.

Em Três Rios, a partir de agora, quando ocorrem casos de morte encefálica no Hospital de Clínicas, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes entra em contato com a família do paciente para explicar todo o processo e conhecer a vontade dos familiares. Se o paciente, em vida, manifestou o desejo da doação e os parentes autorizarem o procedimento, a Comissão entra em contato com a Rio Transplantes imediatamente e inicia a realização dos exames para garantir a doação dos órgãos.

Um comentário:

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Prezados Senhores do Ministério da Saúde,

Venho lhe agradecer pela atenção que nos foi dispensada e ressaltar que é de suma importância que a mídia, seja ela escrita, televisionada, falada ou na internet que está também se despontando com um grande meio de comunicação, deve dar total ênfase a este assunto.

Nós do Juventude Ativa de Paraíba do Sul, nos comprometemos em realizar um ato via internet sobre a importância da doação de órgãos, da doação de sangue e da prevenção na saúde.

Vamos unir forças em prol de uma vida mais humanizada e saúdável.

Forte Abraço
(Entraremos em contato)

Convido a todos os leitores do Blog a participar desse movimento!!