sábado, 16 de abril de 2011

Secretário de saúde admite irregularidade no depósito de lixo hospitalar da cidade


Diversas denúncias de ilegalidade no deposito de lixo hospitalar em local inapropriado foram feitas ao Jornal A Folha que prontamente foi averiguar os fatos.

Já noticiado pelo mesmo, vale lembrar que em fevereiro estivemos na Estrada da Barrinha e flagramos um funcionário da prefeitura jogando o lixo na estrada que da acesso ao “lixão” municipal. Na ocasião, a Srº Dagmar Pinheiro, deu uma declaração, no qual afirmou que todos os dias por volta de 11h uma Kombi de placa L J W 3263 com símbolo da Prefeitura municipal para bem próximo a casa dela e joga o lixo, colocando fogo, trazendo assim uma insegurança muito grande por parte dos moradores. Na última quarta-feira (13), nossa equipe se dirigiu até a Secretaria de Saúde onde conversamos com o Sr. Emilson que é o atual Secretário de Saúde do município, onde o mesmo nos deu várias declarações em entrevista exclusiva.

A Folha: Qual a posição da secretaria de Saúde em relação a ilegalidade que está ocorrendo na Estrada da Barrinha, com o depósito ilegal de lixo hospitalar em local inapropriado?

Secretário: O que vem ocorrendo em relação a pauta tomada por você, é que está sendo jogado lixo hospitalar na Barrinha e isso procede pois é o único local que temos na cidade para o depósito do mesmo.
Mas posso garantir que medidas estão sendo tomadas junto ao Prefeito Gil Leal, para que este problema não mais aconteça.

A Folha: De que forma está sendo transportado este lixo?

Sec: Temos um veículo próprio para o transporte diariamente, veículo este que é higienizado todos os dias para maior segurança de todos e do funcionário que transporta.
Este funcionário que citei manuseia as sacas com os dejetos hospitalares sempre com luvas.
As sacas onde os lixos são colocados são demarcadas com símbolos.

A Folha: Várias denúncias chegaram a nosso conhecimento, inclusive de famílias que residem na Estrada da Barrinha, onde elas demonstraram medo por não saber do que realmente se trata, e quais os riscos que estão correndo, por isso Secretário diga o senhor mesmo quais são estes riscos?

Sec: O que é jogado no “Lixão” municipal é realmente lixo hospitalar, mas posso lhe garantir que não tem nenhum tipo de elemento, com enxofre ou chumbo, por isso com a queima deste lixo se torna tóxico como qualquer queima de outros dejetos.
A orientação que é dada aos nossos funcionários, mais precisamente ao funcionário que faz o transporte do lixo é que este seja jogado no local onde foi estipulado para isso. Por exemplo, no “lixão” municipal tem um buraco feito por uma retroescavadeira onde ali deve ser jogado e incinerado.

A Folha: Existe uma diferença muito grande entre incinerado e queimado, e o que acontece em Paraíba do Sul é a queima do lixo e não a incineração, o senhor está ciente disso?

Sec: sim, o que acontece na cidade é a queima do lixo não a incineração, mas como havia falado temos um local próprio para isso, não é o correto admito, mas é a maneira encontrada para se depositar estes lixos.


A Folha: Secretário, sabemos que é ilegal o depósito de lixo contaminado ou lixo hospitalar em lugar inapropriado, sujeito a penalidades, porque em nossa cidade se persiste no erro?

Sec: Admito que em nossa cidade a destinação não esta dentro do que se determina, mas não é um problema apenas de Paraíba do Sul, mas também de outras cidades da região.

A Folha: Mas se outros municípios não cumprem o que é determinado, vale de justificativa errar coletivamente?

Sec: Como falado, eu juntamente com o Prefeito Gil Leal estamos estudando medidas emergenciais, para que possa não mais se errar neste sentido na cidade, baseado na construção de um aterro sanitário.

A Folha: Tem previsão para a construção deste aterro sanitário?

Sec: não, mas posso garantir que estamos trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível.

A Folha: Gostaria de passar ao povo sulparaibano alguma explicação, mas precisamente aos residentes da Estrada da Barrinha?

Sec: O que vinha ocorrendo é que um funcionário estava depositando este lixo na Estrada que leva ao “lixão” municipal, mas isto já foi corrigido e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que um problema grave como este não ocorra em nossa cidade.

A entrevista exclusiva com o Secretário de Saúde foi realizada na sede da secretaria às 11h 30 minutos, com a duração de 25 minutos gravada em áudio e redigida piamente com o que o mesmo declarou. 

Nenhum comentário: