Nos últimos anos as estatísticas quanto ao uso de drogas em Paraíba do Sul tem aumentado significativamente, sendo atualmente um dos maiores problemas a serem enfrentados pela sociedade civil e principalmente pelos agentes políticos.
A figura da família cada vez mais desconfigurada e descaracterizada pela mídia tem perdido seus reais valores, e ao invés de educar e orientar, algumas vezes tem sido omissa quanto ao tema. O Poder Público por sua vez possui poucos programas ou projetos que objetive atender esse público de jovens, compreendido entre 12 à 29 anos.
Com isso temos convivido com a triste realidade de centenas de jovens que hoje vivem no mundo das drogas em Paraíba do Sul. Não é a primeira vez que publicamos sobre esse tema em nosso portal e passados praticamente um ano, nada foi feito. A falta de política pública que trabalhe com o objetivo de conscientizar os jovens do perigo das drogas ou de retirá-los deste mundo cruel é um dos motivos para esse aumento dessas estatísticas. O tema é espinhoso e difícil de ser trabalho, mas não impossível.
Além das drogas, também cito as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) a AIDS, o HIV, a gravidez na adolescência que tem atingido nossa cidade e principalmente nossos jovens. Quem intercederá por nós? Quem dará o primeiro passo?
Esse é o questionamento inerente em cada coração que anseia por mudanças e transformações. O jovem automaticamente já está numa fase muito vulnerável, devido a sua curiosidade em descobrir o mundo. Todos nós somos sabedores disso.
Já temos tantos problemas como a questão do primeiro emprego, do espaço sócio-cultural, questão de saúde, educação e tantos outros e como se já nos bastasse ainda tem a questão das drogas, DST’s, Gravidez na Adolescência e etc.
É duro falar sobre isso, mas é necessário. Que possamos refletir nesse sentido.
Por Tiago Martins
Deputado Federal Jovem
Deputado Federal Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário