sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Série de Entrevista no "DE FRENTE COM TIAGO MARTINS" com Adriano Silva

Em sua entrevista exclusiva, a personalidade de hoje no "De Frente com Tiago Martins" falará sobre o Carnaval Alternativo que promete ser um grande sucesso em Paraíba do Sul. Sobre os preparativos para a Exposição de 2011 que traz grandes novidades, fala sobre a Virada de Ano na cidade ,além de anunciar instalação de Tele Centro em mais uma comunidade do município.
Formação/Especialização: Certificação Mandriva/Linux; PHP; Programação; Delphi; MySQL; Administração de Redes; entre outros cursos. Experiência Profissional: 20 anos de programação; Suporte de diversas empresas; Funcionário Público desde 01/06/1990; 

O Entrevista do Hoje no “De Frente com Tiago Martins” é
Adriano Silva
Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Tecnológico 

Questão 1
Adriano, o senhor assumiu a secretaria de Desenvolvimento Tecnológico em 2009. A pasta que é recente no Governo Municipal tem qual objetivo?

A idéia inicial era difundir a tecnologia no município para a população o máximo possível, com telecentros, zonas wi-fi, interligar todos os órgãos municipais, informática nas escolas em parceria com a secretaria de Educação.

Questão 2
Quais foram as principais ações realizadas pela pasta nesses últimos anos? Apesar da pasta ainda não ter dotação orçamentária própria, a população de Paraíba do Sul pode esperar grandes novidades para 2011? 

Já temos quase 100% das escolas com salas de informática, temos 2 telecentro em funcionamento e o terceiro já prestes a inaugurar, estamos com boa parte das escolas e das unidades de saúde interligadas, sistemas experimentais como o Prontuário Eletrônico em testes, enfim, uma gama de atividades em curso. Vale ressaltar que desde 2010 já contamos sim com dotação orçamentária.

Questão 3
Uma das grandes vitórias foram as unidades do Telecentro Comunitário implantadas em Paraíba do Sul. Quantas unidades há e quais são as estatísticas?

Como disse antes, temos 2 em funcionamento e uma terceira faltando apenas alguns detalhes para entrar em funcionamento. Na praça Garcia, antes da reforma, tínhamos cerca de 180 usuários/dia e aproximadamente 100 alunos nos cursos oferecidos a terceira idade e aos pacientes do CAPS. Já em Werneck, gira em torno de 40 usuários/dia. Em breve inauguraremos o III Telecentro no bairro Bela Vista.

Questão 4
Como sabemos, a lei que rege os Parâmetros Curriculares ressalta que é de responsabilidade da secretaria de Educação cuidar da Educação Básica, que abrange o Ensino infantil e o Ensino Fundamental. Quanto ao Ensino Superior e Técnico é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico. O Povo quer saber: Quais foram as ações projetadas para essa área em Paraíba do Sul e se há algum projeto para este ano?

Estamos trabalhando sem parar nessa questão de trazer cursos profissionalizantes  e superiores para Paraíba do Sul. Não é uma missão das mais fáceis mas não iremos desistir jamais.

Questão 5
Talvez, um dos assuntos mais polêmicos durante o Governo Gil Leal foi quanto a vinda de uma extensão da ULBRA para Paraíba do Sul. A prefeitura e os órgãos responsáveis preparam toda a infra-estrutura, a população colaborou, mas de fato o que ocorreu com a ULBRA?

Na verdade foi um problema interno da Ulbra com o pólo deles em Três Rios. Foi uma grande tristeza porque o município colaborou, sem gastar um centavo, com estrutura, suporte e tudo mais. Hoje incentivamos aos alunos que se sentiram lesados que entre na justiça contra a instituição porque foi uma decepção muito grande.
 Questão 6
Adriano, o assunto agora é Turismo. O senhor assumiu há algumas semanas a pasta de Turismo no Governo Gil Leal e já tem uma grande tarefa, organizar o Carnaval 2011 em Paraíba do Sul. Quais são será a grande novidade para a festa deste ano?

A novidade será o novo formato com bandas de bailes de salão, o incentivo a blocos e o tema circense.
Questão 7
A população tem aprovado a idéia do Carnaval Alternativo, segundo informações 22 blocos já se inscreveram para desfilar. O que será o Carnaval Alternativo?

Batizamos de Carnaval Alternativo buscando o sentido de darmos uma nova cara, um novo formato e é isso que estamos fazendo. Incentivando na formação de blocos com abadas e suporte de som e dando um formato mais interiorano ao evento com bandas tocando 10 horas ininterruptas e com artistas circenses  espalhados ao longo da avenida entretendo as crianças e famílias, nosso principal alvo.

Questão 8
O tema agora é Expo 2011. O que a população de Paraíba do Sul pode esperar para este ano? Já possui uma data marcada?

A população pode  e deve esperar por um grande evento sim. Já estamos trabalhando desde o primeiro dia na secretaria para que esse evento aconteça e encha de orgulho o povo sulparaibano. A Exposição acontecerá no segundo e terceiro final de semana de julho, em 8 dias. Teremos duas festas, uma com bilheteria e outra gratuita. Mais detalhes só posteriormente mas posso confirmar os dias 7, 8, 9 e 10 na primeira fase e 13, 14, 15 e 16 na segunda.

Questão 9
O Povo quer saber secretário: Quais serão as atrações desta edição da Expo?

Tenho como praxe não divulgar nada enquanto os contratos não estiverem devidamente assinados, mas posso garantir que hoje já temos 2 shows de grande expressão nacional que vai sacudir não só nosso município, mas como os demais da região. Vai ser uma grande festa.

Questão 10
Adriano, Paraíba do Sul possui uma grande tendência econômica para a área turística. Dona de grandes paisagens e atrativos turísticos a cidade pode crescer muito com o investimento na área. No município talvez, tenha como explorar o turismo rural, arquitetônico, histórico, de aventura e outros segmentos. Quais serão os próximos passos para alavancar o turismo local?

Confesso que nesse primeiro semestre estou mais empenhado em resolver o calendário com uns 5 a 6 grandes eventos. Pra se ter idéia do planejamento, minha meta é que em abril eu esteja programando o réveillon. Isso tudo para que a partir de agosto, após a exposição, a gente possa efetivamente cuidar do projeto turístico da cidade. Novas idéias surgem a todo dia, o problema é torná-las viáveis e economicamente sustentáveis. Mas vamos conseguir, pode apostar.
  
“Esperamos que a gente possa cumprir todo o nosso plano inicial e que as novas idéias que surjam no caminho também sejam executadas. Queremos chegar ao dia de dar um suspiro gostoso de missão cumprida”, conclui o secretário.
____________________________________

Veja também:
Imprensa divulga shows que poderão ser da
Expo 2011 em Paraíba do Sul

Shows da Expo 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Adriano que tem demonstrado que mesmo que com poucos recursos é possível criar e inovar através de brilhantes ideias...