quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mototaxi: Um dilema para a população e os governantes

O serviço surgirá com uma alternativa ou mais um problema?
A implantação do serviço de mototaxis em Paraíba do Sul promete causar muita polêmica. O serviço que surge como um transporte alternativo possui benefícios e malefícios, que antes de ser eventualmente implantados devem ser analisados.

O serviço que surgiu em 1990 atualmente está em 47% dos municípios brasileiros, entretanto, com o advento do mototaxista também surgiram transformações nas paisagens e nos padrões sociais de cada cidade.

O trânsito se tornou ainda mais confuso, a grande quantidade de pilotos na informalidade, acidentes devido o despreparo de motociclistas que colocam em risco a vida de centenas de usuários e tantos outros problemas que vieram juntos com a implantação do serviço, no entanto, o sistema se apresenta mais barato e eficaz, além da geração de emprego e renda. 

No município vizinho de Três Rios, onde existe o serviço de mototaxista a população se agrada do serviço, principalmente após a prefeitura municipal regularizar a profissão e formalizar os pilotos. Três Rios que conta com dimensões socioeconômicas bem diferentes do que Paraíba do Sul o serviço vem dando certo.
Agora, o questionamento está lançado: Qual seria o benefício da implantação deste serviço em Paraíba do Sul? Quais as transformações isso poderia causar no cotidiano da cidade? Eis a questão.

Essa questão que envolverá diretamente a vida da população deve ser amplamente discutida no município como todos os segmentos da sociedade.

Em municípios maiores onde o sistema viário comporta este tipo de transporte alternativo, acredito que seja viável a implantação do sistema, mas em Paraíba do Sul penso e reflito que poderia aí estar se instalando um caos na cidade.

Acredito que a hipótese para a instalação do sistema é originário do desejo de se criar um sistema de transporte público alternativo. Quando se pensa em um novo modelo é sinal que os “atuais” não estão sendo satisfatórios ou não suprem as necessidades. É hora de se refletir também sobre a mobilidade urbana em Paraíba do Sul.
Tiago Martins
Deputado Federal Jovem
Redator Chefe do Juventude Ativa

Agora o Povo Quer Saber:
Você é a favor ou contra o Mototaxi em Paraíba do Sul?
Participe da enquete.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interpretação emocionante neste blog, tópicos como aqui vemos destacam ao indivíduo que aparecer nesta página .....
Faz muito mais de este blog, a todos os teus leitores.