quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Onda de violência assola cidades do interior


O pânico e o medo têm crescido nas cidades da região centro sul-fluminense
Mapa Político Administrativo da região
 Nos últimos meses uma onda de violência tem assolado as cidades da região centro sul-fluminense e a sensação de insegurança é latente pela população. Diversos roubos, furtos e assaltos vêm ocorrendo constantemente em diversas cidades da região, em especial Paraíba do Sul e Três Rios, além disso, outro assunto que tem causado preocupação nos moradores e nos agentes políticos é a chegada das drogas na região com maior quantidade, tais como o crack, a maconha e a cocaína.

Diversos empreendimentos têm sido realizados para conter a onda de violência que vem assolando a população é causado pânico, como a aquisição de viaturas para o 38° BPM, o aparelhamento da Polícia Civil e a volta do Posto da Polícia Técnica em Três Rios. Entretanto, tudo tem sido em vão para conter o crescimento da criminalidade.

Os índices de homicídios não param de crescer somente nos últimos dois meses, tivemos o caso da universitária que foi morta brutalmente em Três Rios (Caso ainda sem solução), o caso do morador de Sardoal em Paraíba do Sul (Caso ainda sem solução), o caso do empresário Rubinho (Em andamento) e o último caso do dia 9, que ocorreu em Paraíba do Sul, onde um homem foi morto a pauladas (Em andamento). 

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), no primeiro trimestre deste ano, a região que compreende os municípios de Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Três Rios, Areal e Sapucaia tiveram a maioria dos índices comparados no relatório que é divulgado mensalmente pela secretaria de Segurança Pública, tiveram acréscimos em seus resultados. Veja os índices a partir deste link: http://urutau.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/Uploads/201008aisp38.pdf
 
O ano de 2010 ainda não terminou e os resultados podem ser ainda mais drásticos se comparados ao relatório do ano passado.

UPP – Unidades de Polícia Pacificadora
            Um dos grandes empreendimentos do atual governo foi a implantação das UPP’s que são as Unidades de Polícia Pacificadora, que atualmente abrange diversas comunidades cariocas com a finalidade de retirar o domínio do tráfico e levar até a população inclusão social por meio de diversos programas que são desenvolvidos.

            O projeto que é uma das meninas dos olhos do governo Sérgio Cabral, segundo diversos segmentos tem dado resultado. Entretanto, com o enfrentamento ao tráfico por parte da Polícia na capital, o tráfico tem se estendido para outras cidades, antes tranqüilas, e que estão em grande expansão como é o caso de Três Rios, englobando assim toda a região.

Políticas Públicas de Segurança
A região Centro Sul-fluminense carece neste momento da formulação e implantação de políticas públicas de segurança. As drogas, os assaltos, os homicídios, os pequenos delitos, tem assombrado nossas cidades e é necessário que a Polícia Militar, Polícia Civil e as Guardas Municipais trabalhem em conjunto para o enfrentamento do crime organizado. Todos os dados aqui mencionados, podem ser conferidos no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Nenhum comentário: