sábado, 20 de novembro de 2010

Hospital de Paraíba do Sul encontra sinais de abandono


Hospital Municipal de Paraíba do Sul
O único hospital que atende o município de Paraíba do Sul se encontra em estado de abandono, diversos setores estão em avançado estado de infiltração e mofo, além dos constantes congestionamentos quanto ao atendimento a população, que enfrenta horas por uma simples consulta.

 O município que conta atualmente com aproximadamente 42 mil hab. não possui um Pronto de Socorro de referência, e geralmente em casos mais complexos os pacientes são transferidos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ou o hospital mais próximo em Três Rios.

Diversas medidas vêm sendo implementadas para adequar no Hospital Nossa Senhora da Piedade, entretanto, em vão para oferecer a população um atendimento de qualidade. Algumas medidas não requerem verbas, mas sim ações efetivas dos administradores da unidade e da Prefeitura, que é a gestora do hospital.

As imagens ao lado, são o retrato da sala da maternidade, no setor dos Obstretas, onde diariamente dezenas de pessoas circulam e recém nascidos ficam abrigados.

Público x Privado
Outro fato que também é alarmante na unidade é a disparidade social quando se refere a parte que atende ao SUS (Sistema Único de Saúde) e a parte dos convênios privados. A rapidez, agilidade e a estrutura são totalmente diferentes nessa questão. São os dois lados da moeda, enquanto pacientes do SUS se amontoam nos quartos sem sistema de ventilação o que poderia causar a proliferação de bactérias que levam a óbito, pacientes da rede privada ficam em quartos climatizados e com número restrito de pacientes com toda a qualidade a qual fizeram jus. Entretanto, a qualidade deveria ser igual para ambos.

Caso de Saúde Pública
Em conversa com pacientes do setor de obstétrica, onde ficam as gestantes diversas pacientes relataram que em alguns casos o parto não foi realizado por médicos e sim pelas enfermeiras de plantão. Segundo as próprias enfermeiras algumas são habilitadas a realizar tal procedimento, entretanto não é o que a legislação diz. A lei é clara, somente enfermeiras obstretas podem realizar os partos. As enfermeiras devem sim, monitorar o pré-parto.

Atendimento  
Os funcionários, médicos e enfermeiros da unidade realizam um trabalho de excelência,tendo até mesmo médicos conceituados, no entanto, a estrutura do Pronto de Socorro não permite que o trabalho tenha o primor que deveria, deixa então o atendimento debilitado.

Projetos de Melhorias
Neste ano, no dia 24 de junho, o município ganhou o maior hospital de traumato-ortopedia do estado, o HTO Dona Lindu que possui modernos aparelhos e é um hospital de excelência no estado, sendo referencia no assunto para o país inteiro.

Na ocasião foram anunciados pelo secretário de Saúde Estadual Sérgio Corte, pelo Prefeito Gil Leal e pelo presidente do DETRO ex-prefeito Rogério Onofre o investimento de R$ 4,5 milhões na unidade municipal, com a construção de uma mini-UPA e a criação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nossa Senhora da Piedade.

Um comentário:

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/11/estudantes-vivenciam-durante-uma-semana-rotina-de-deputado.html