sexta-feira, 30 de julho de 2010

Hospital Dona Lindu: população ainda tem dúvida de quais são os tipos de atendimentos realizados


HTO Dona Lindu em Paraíba do Sul
Após praticamente um mês de funcionamento do Hospital Estadual de Traumato-Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, ainda paira sobre a população diversos questionamentos quanto ao funcionamento do HTO para o município.. Nossa equipe entrou em contato com o secretário de Saúde do Município, Emilson Geraldo de Oliveira, que falou sobre toda a estrutura do HTO e também sobre o que a população da cidade ganhou com a inauguração.
Segundo o coordenador da secretaria de Saúde, Augusto Teixeira, que é o representante do município junto ao HTO. O hospital não atende casos de emergência, e em caso de acidentes ou internações o primeiro procedimento que a população deve adotar, é se dirigir ao hospital local ou a UPA de Três Rios. Os pacientes que após esse primeiro procedimento, necessitarem ir para o HTO são encaminhados para o Sistema de Regulação de Vagas. O município de Paraíba do Sul, com a inauguração do HTO tem direito a 180 vagas por mês, onde os pacientes são encaminhados pela secretaria Municipal de Saúde após serem previamente atendidos pelos PSF's ou a policlínica local. Além disso, o município poderá a partir do próximo mês usufruir da estrutura do HTO, utilizando os modernos aparelhos para a realização de tomografias, ultrasonografias e ecocardiograma, com pedidos sendo realizado via SUS e agendados através da secretaria Municipal de Saúde.
O HTO é especializado em cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade e atenderá, via INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) todos os pacientes da fila de espera do estado do Rio, que estão sendo remanejados para a unidade. A meta do Governo Estadual é, em três meses de funcionamento zerar a fila de espera para cirurgias ortopédicas no Estado do Rio.
O hospital que é um dos mais modernos da rede estadual, em seu primeiro mês de funcionamento, já realizou aproximadamente 300 atendimentos cirúrgicos e ambulatoriais e é totalmente custeado pelo estado e administrado pela Associação Congregação Santa Catarina.
A secretaria de saúde disponibiliza para maiores esclarecimentos da população os seguintes telefones: 2263-2348 / 2263-3149 / 2263-6665.

Um comentário:

Medicina Coreana e Chinesa disse...

Oi Thiago, eu estou com um parente que sofreu um acidente de moto e gostaria de pedir um favor de como ele pode ter uma consulta neste hospital, nós moramos na cidade de Porto Real-RJ, desde ja obrigado, meu e mail orientalcenter@pcqnet.com.br