sábado, 31 de julho de 2010

ESPECIAL: CREAS: Um espaço para exercer a cidadania


Equipe da Juventude Ativa visita
CREAS em Paraíba do Sul
Psicólogo Douglas ao lado da Ass. Social Tatiana
Em Paraíba do Sul atualmente a população desde começo deste mês pode contar com o Centro de Referência Epecializado de Assistência Social (CREAS), sob coordenação do Psicólogo Douglas Alves e da Assistente Social Tatiana Rodrigues.
O CREAS tem por finalidade atender casos de direitos violados contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência, com o objetivo de fortalecer o convívio familiar e social das vítimas, além de resgatar a autoestima dos cidadãos.
Além disso, o CREAS dispõe de atendimento jurídico através do advogado Dr. Alexsander Lessa de Abreu.
O objetivo de CREAS é que a população possa gozar de um espaço para a assistência social, por meio de ações psicossociais e jurídicas.
Segundo o psicólogo Douglas Alves, a meta é atender 50 famílias, alcançando assim aproximadamente, 200 indivíduos. Para ele, o espaço é muito mais do que para atender a população, mas também um espaço para o fortalecimento da cidadania e da dignidade dos sulparaibanos.

O Governo Municipal, através do Prefeito Gil Leal e da Secretária de Bem Estar Social Sandra Reis, ressaltou que é um sonho realizado com a inauguração do centro, este espaço para atendimento digno a esta tão sofrida parcela de nossa população. E ainda revelam, que o próximo CREAS será em Werneck.
-Estamos com diversos planos e projetos para estruturar cada vez mais este espaço. O CREAS foi inaugurado muito recente, agora no começo de julho e o nosso objetivo é trazer projetos em parcerias com o governo municipal, estadual e a União. Disse Douglas e Tatiana.
Serviços e Ações
- Realiza serviços sistemáticos de orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às famílias e ao conjunto dos seus membros, com seus direitos violados.
- Realiza atividades que desenvolvam o fortalecimento dos vínculos familiares, as potencialidades e habilidades do conjunto dos seus membros.
- Identifica e aborda as pessoas em situação de risco social e com direitos violados, por meio da busca ativa.
- Mobiliza e articula com as instituições que executam atividades com crianças, adolescentes e famílias nas áreas de abrangência dos CREAS.

O CREAS em Paraíba do Sul fica situado no Morro da Light.

Nenhum comentário: