segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lançamento da Região Turística do Estado do Rio de Janeiro – CAMINHOS COLONAIS em Paraíba do Sul


Uma nova era está para nascer amanhã na região
Centro Sulfluminense com a criação de “Caminhos Coloniais”.
Atualmente um dos setores da economia que mais cresce no Brasil é o setor turístico, que tem ocupado grandes dimensões na economia brasileira, participando de forma significativa no PIB nacional.
O estado do Rio de Janeiro é um dos principais cartões postais do Brasil e também um dos pontos turísticos de maior preferência no exterior, entretanto, a potencial turístico do estado não se resumo somente a capital, mas também a diversos outros municípios. Atualmente existem no estado diversas regiões turísticas, tais como Costa Verde; Costa do Sol (Região dos Lagos); Vale do Café; Agulhas Negras; Rota 040; Serra Verde Imperial e Maravilhas do Rio. O mapeamento das Regiões Turísticas do estado tem por objetivo a organização territorial e a gestão da atividade.
Amanhã em Paraíba do Sul no Teatro Municipal Mariano Aranha a partir das 19h30min a microrregião Centro Sulfluminense, que é constituída dos municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Levy Gasparian e Sapucaia estará vivendo um novo momento, que será o Lançamento da Região Turística do Estado do Rio de Janeiro – Caminhos Coloniais.
A criação deste bloco turístico no interior do estado proporcionará a inserção desta região na rota turística do estado do Rio. Está região possui grandes atrativos que colaboram para o surgimento de um grande roteiro turístico. Além de vias de acesso de ótima qualidade e proximidade com as principais capitais do país, a microrregião Centro Sul possui significativo patrimônio natural, histórico e cultural.
A criação de uma região específica como destino turístico envolvendo os cinco municípios é um anseio antigo, já que pela divisão atual esses municípios estão divididos em três regiões distintas, Vale do Café, Serra Verde Imperial e Serra Norte, o que acaba inviabilizando os pleitos juntos aos poderes estaduais e federais, principalmente no que diz respeito a investimentos em infra-estrutura a divulgação dos atrativos turísticos da região.
Veja a seguir os principais pontos turísticos de cada município desta região.

Nenhum comentário: