sábado, 12 de junho de 2010

Em Paraíba do Sul o Prefeito Gil Leal afirma volta da Maria Fumaça e explica os motivos da demora na revitalização do atrativo.

“O maior e melhor atrativo turístico de Paraíba do Sul estará novamente em funcionamento.” Essa foi à declaração do prefeito Gil Leal a respeito do programa Trem da Estrada Real, que abriga a Maria Fumaça.

A “Maria Fumaça” faz um percurso turístico-cultural de 14 Km, partindo da Estação Ferroviária, no Centro Cultural Maria de Lourdes Tavares Soares, com paradas nas estações do Inema e de Cavaru. A declaração do prefeito Gil Leal foi dada no Teatro Municipal Mariano Aranha, nas solenidades cívicas da entrega do protocolo que distingue uma única região colonial para as cidades de Paraíba do Sul, Três Rios, Sapucaia, Levy Gasparian e Areal, o “Caminhos Coloniais”. Gil Leal afirmou que houve um sério problema com especialistas na manutenção desses tipos de transporte. Houve duas tentativas de contrato que foram negadas e uma que foi processada, mas, de última hora, houve um rompimento de contrato. A empresa responsável pela manutenção assinou um estimado preço e, surpreendentemente, alterou esse valor de última hora. 

Por esse motivo, o prefeito Gil Leal declarou que o Trem da Estrada Real será terceirizado, o que oferecerá, sem dúvida, a volta desse atrativo turístico para Paraíba do Sul.

: http://jornalfolharegional.blogspot.com/


Uma das grandes atrações turísticas da cidade de Paraíba do Sul, o Trem da Estrada Real, a popular “Maria Fumaça”, que por um longo período trouxe vários turistas ao município, está sem funcionar há um longo tempo.
Uma das maiores reclamações dos sulparaibanos é em relação a falta de informações e uma posição oficial sobre o funcionamento da atração. Desta forma, os visitantes, desavisados, que vem para a cidade com o intuito de passear no trem, e não encontram a Maria Fumaça funcionando, mostram-se surpresos e decepcionados. Outro problema visível é que, tanto o trem quanto os vagões encontram-se em estado lastimável de conservação, com muitas ferrugens é até partes soltas, como a madeira que reveste o vagão de passageiros.
A “Maria Fumaça” é uma forma de estimular e aquecer o turismo de Paraíba do Sul, e a sua paralisação é prejudicial não só para os turistas, mas para todo o povo sulparaibano, que deixa de ter uma opção de entretenimento na cidade, e os artesãos e comerciantes que enfrentam fraco movimento por parte de turistas que não frequentam a cidade mais.

Nenhum comentário: