quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Série Paraíba do Sul é história fala hoje sobre a Arquitetura Histórica e Religiosa



Hoje o Blog da Juventude Ativa traz com exclusividade na Série  "Paraíba do Sul é história" a Arquitetura Histórica e Religiosa do Município.

Paraíba do Sul é uma cidade que apesar de interiorana e pequena guarda muita história em sua Arquitetura Histórica como também a Religiosa, passando por monumentos construídos no Séc. XIX, até construção da estação de Trem Rio-Minas, sendo decisiva para o progresso da nação. Algumas das obras que será retratada a seguir têm aproximadamente 200 anos de muita história e orgulho para os Sulparaibanos. Acompanhe agora no Blog da Juventude Ativa de Paraíba do Sul um pouco do que esta linda cidade tem reservado à você ao longo dos seus 177 anos.

Na próxima edição da Série "Paraíba do Sul é história", iremos falar sobre os pontos turísticos de nossa cidade, detalhando cada um para você leitor do Blog. Por isso aguardem e acompanhe diariamente o Blog.


Paraíba do Sul faz aniversário e que curte a festa é você.


Arquitetura Histórica

Palacete Barão Ribeiro de Sá.
    Edifício da última metade do século XIX, eclético classizante de influência renascentista. Possui quatro fachadas, o vão central é valorizado pela sua escadaria monumental. No pavimento superior janelas com pequenos balcões sacados, grades em ferro fundido e um frontão triangular contendo o brasão do baronato. Construída para residência de um dos maiores beneméritos de Paraíba do Sul Miguel Ribeiro de Sá, o Barão Ribeiro de Sá (título nominal recebido em 1882). A antiga residência serviu posteriormente para estabelecimentos educacionais e culturais, hoje sede da Prefeitura Municipal.
Localização: Rua Visconde da Paraíba, 11 - Centro.




Ponte da Parahyba
    Construída pelo Barão de Mauá, suas ferragens foram fundidas na Fundição da Ponta-da-Areia em Niteroi. Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção a Paraíba do Sul. Possui quatro pilares maciços contruídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favoreçendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889.
Localização: Praça Garcia - Bairro da Grama.




Estação Ferroviária
    Em 1867, com a presença do Imperador, foi inaugurada a primeira estação ferroviária de Paraíba do Sul. Fazendo parte do eixo Rio-Minas da então Estrada de Ferro D. Pedro II, mais tarde Central do Brasil. Na época o trajeto trouxe benefícios aos fazendeiros do Vale do Paraíba, região muito rica em plantações de café. Favorecendo principalmente o escoamento da produção cafeeira para o Porto do Rio de Janeiro. A antiga estação foi demolida no início do século XX sendo contruída a atual pelo engenheiro Paulo de Frontin integrando em 1903 sua Empresa Industrial de Melhoramentos do Brasil a Central do Brasil. Foi construida uma segunda linha ferrea-"A Auxiliar", para atender as cidades que ficavam fora do eixo Rio-São Paulo-Minas da EFCB. Hoje a mesma estação acolhe passageiros que embarcam na viagem turística do trem da Estrada Real.
Localização:Centro.




Palácio Tiradentes
    Prédio com caracteríticas arquitetônicas do período neoclássico, construção inicialmente térrea datada de 1856. Com funções de uso misto, residência, casa bancária e armazém de café. Em 1872 sedia a Câmara Municipal; responsável pela conclusão da obra iniciada, construindo assim a parte superior do Sobrado.
Localização:Praça Garcia - 96 - Centro.




Museu Sacro de Tiradentes
    Inaugurado em 01 de abril de 1972, instalado em uma pequena casa rural que abriga seu acervo e biblioteca. A criação do museu, está intimamente ligada a história do povoado de Sebollas e a Tiradentes, em meados do século XVIII foi um dos alféres do Império, responsável pela guarda do "Caminho Novo" que ligava Minas ao Rio de Janeiro. Pregando alí a Independência do Brasil. Preso e condenado, em 1792 Sebollas receberia por ordens imperiais, parte dos despojos de Tiradentes. O acervo museográfico é composto de imagens sacra (século XVIII), alfaias, farda militar(século XIX), documentos e os restos mortais atribuídos a Tiradentes. Resultado de uma escavação feita em 1972 no antigo cemitério e no local da Capela de Sant´Ana de Sebollas.
Localização: Sebolas




Fórum
    Prédio de grande porte, com características arquitetônicas do período neoclássico. Construído em 1898, para abrigar a grande atividade forense alí exercida. Reconhecida na corte, pelos importantes inventários processados, atraindo muitos advogados para esta Comarca. Tornando-se um dos maiores centros jurídicos fluminense da época.
Localização: Centro

LEIA +


Arquitetura Religiosa

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo.
    Em 14 de março de 1860, assentou-se a pedra fundamental, sendo concluída em 09 de abril de 1882, recebendo os Foros de Matriz, em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Construção de grande porte, estílo neoclássico, com frontão triangular demarcando a Nave Central, com torres laterais formando o eixo central de simetria. Até 1932 suas torres limitavam-se a altura do frontão, e em 1933 foram concluídas para abrigar seus sinos. Possuia um grandioso altar-mor e cinco altares laterais. O interior da igreja sofreu diversas modificações, descaracterizando sua construção original.
Localização: Praça São Pedro e São Paulo, s/nº - Centro.




Santuário Bom Jesus de Matosinhos
    Localizado no distrito de Werneck, o Santuário Bom Jesus de Matozinhos, segundo dados históricos, em meados do século XVIII já havia a devoção à imagem do Cristo Crucificado. No local foram erguidas três igrejas. A primeira em 1774, com altar-mor e dois laterais; oitenta e oito anos depois, em 1862 foi construída a segunda, que ficou em ruínas. A igreja atual erguida em 1959, recebe grande romaria no último domingo de agosto, onde os fiéis dão graças aos milagres e pagam suas promessas. No local existe uma sala de "ex-votos" com testemunhos milagrosos, desde o século XVIII.
Localização: Largo do Santuário, s/nº - Werneck- 4º Distrito.




Igreja N. S. de Sant'Ana de Sebolas
    A primitiva ermida precedeu o cemitério colonial, iniciado em 1740. A capela que a substituiu, 1770, é célebre em nossa história por ter recebido em seu chão, em 1792, os despojos de Tiradentes, expostos diante da fazenda local. Devido à exigüidade da várzea, que impedia a expansão da vila, esta foi removida em 1894 para o local de hoje, com a inauguração do atual templo. A paróquia de Santana foi criada em 1839.
Localização:Rua Galdino Rodrigues Pereira s/nº - Inconfidência- 3º Distrito.




Igreja Nossa Senhora do Rosário
    Por iniciativa de Manoel José Correa da Silva, cria-se a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, visando angariar donativos para a construção de uma capela. Localizada no cume de um morro, sua construção é iniciada em 1854 e concluída seis anos depois. A igreja é de pequeno porte, com características coloniais de arquitetura simplória, sua estrutura é em madeira, pedra e pau a pique. Em 1881 sua única torre foi erguida para abrigar quatro sinos de bronze e um relógio de origem inglesa; que durante muitos anos serviu como regulador dos horários da população da cidade.
Localização: Largo do Rosário - Centro




Capela de São Sebastião
    A capela de São Sebastião é de pequeno porte.O conjunto nave é de pouca altura, pórtico e torre sineira lembra as pequenas capelas das missões. Com o desenvolvimento urbanístico da região, a capela sofre modificações arquitetônicas, sendo concluída em 15 de janeiro de 1967. Localizada em Fernandó a 5Km ao Sul da Praça Garcia.
Localização: Fernandó s/nº - Vila Salutaris- 2º Distrito.




Capela de Nossa Senhora das Graças
    Construída com donativos da Sra. Maria Augusta de Oliveira Penna, in memorium à seu pai Dr. Randolpho Penna, devoto de N.S.das Graças. Sua construção iniciou em 01 de maio de 1922, e inaugurada em 31 de maio de 1923. É uma capela de pequeno porte, apresentando características góticas. Sua planta tem formato hexagonal na faixada principal, o vão que antecede a porta de acesso possui três arcos ogivais que sustentam a torre sineira. As suas laterais possuem doze vitrais, também em forma de ogiva.
Localização: Morro de Santo Antônio - Centro




Igreja de Santo Antônio
    Segundo tradição local, a devoção à Santo Antônio, vem do sepultamento improvisado do "menino Antônio", na Várzea fronteira ao cemitério. Vitimado pela varíola no ano de 1836. Os moradores da cidade, temerosos do contágio da doença, impediram a travessia do pequeno corpo que seria levado ao cemitério do morro da Casa Grande. Sendo assim, tomaram o rumo em direção ao longínquo cemitério da Várzea. Surgiu então a idéia de sepultá-lo junto ao caminho. Na cruz do sepulcro, nasceu a devoção a Santo Antônio dos Pobres da Encruzilhada do Lucas. A Paróquia criada em 1855, deu-se o início da construção da igreja, concluída em 1872. Fachada simplória, com quatro colunas em cantaria, porta de acesso arqueada e sete janelas frontais.
Localização: Rua - Vila Salutaris- 2º Distrito.




Igreja Nossa Senhora de Santana
    Localizada no bairro Lavapés foi construída em meados do século XIX, por iniciativa dos comerciantes que tinham seus estabelecimentos junto a praça, destacando-se os portugueses José Rodrigues Gonçalves Ferreira, Antonio José Soares de Souza e José Rodrigues Tigre, que iniciaram as obras em 1855, sendo concluída em 1858. Com ajuda da comunidade construiu-se o altar-mor e a imagem da Padroeira foi ofertada pelo fazendeiro João Jacintho do Couto. Foi a terceira igreja construída na cidade. De arquitetura simplória, sua estrutura original não resistiu ao tempo e seu estilo arquitetônico foi descaracterizado na tentativa de restauração nos anos 50.
Localização: Rua - Lavapés - Centro.



2 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar a juventude ativa por estar resgatando a história deste município tão lindo igual a Paraíba do Sul, e que acada um possa se esmerilhar em cada frase e paragrafo escrito sobre esta cidade.
Parabens a voces e Parabens a Paraíba do Sul

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

A Juventude Ativa agradece a sua participação.

Um forte abraço