sábado, 30 de janeiro de 2010

Inundações: Soluções

Parte II
Soluções para o término das inundações nos municípios, talvez, tenha que se planejar e estudar muito, agora para amenizar a situação, medidas governamentais devem ser tomadas em prol da população. As ações governamentais passam por medidas não-estruturais e estruturais, no primeiro caso tendo que interferir nos interesses de proprietários de áreas de risco.
Estava acompanhando alguns Blogs da região e dentre eles que noticiavam sobre as inundações do Paraíba, houve um trecho no Blog do Chicote do Povo que me chamou muito a atenção e traduz a nossa linha de raciocino, leia:

“Em alguns dos bairros mais atingidos, como o Santa Josefa e Liberade, há terrenos enormes e vazios, que só servem à especulação imobiliária. Certamente nesses terrenos seria possível fazer conjuntos habitacionais(tipo BNH) suficientemente grandes o bastante para deslocar as famílias rotineiramente atingidas pelas cheias. E um detalhe: Nesses locais, vazios, a água do rio não chega, enquanto várias famílias moram praticamente dentro do rio. Isso está certo? Creio que não.
Se houvesse coragem da prefeitura para propor uma compra ou desapropriação desses terrenos diante de uma parceria como Estado ou a União para construir as habitações, estaríamos pagando uma dívida social inerente a todos aqueles que vivem aqui.
Na área de retirada, também seria preciso coragem do poder público, que aliás faltou até agora, para não permitir construções, sob nenhuma hipótese. Isto ocorre em Petrópolis, onde a justiça teve de intervir para proibir ligações de luz e água em locais de risco, diante da parcimônia da prefeitura.
Basta saber se realmente há interesse do poder público em resolver o problema, cuja solução não vem de outro mundo, ao contrário, está bem ao alcance de quem tenha a coragem necessária para colocar a mão na massa. Só assim, ricos ou pobres estariam num mesmo patamar básico: o da dignidade.” Trecho Extraído do Blog “Chicote do Povo”.
Medidas como está devem ser adotadas visando o bem estar da população, criação do conjuntos habitacionais e tantas outras ações que podem amenizar a situação, contudo, precisa de coragem e empenho do poder público. Outra medida que deveria ser adotada é a fiscalização das construções irregulares nas margens dos rios. A aplicação do Plano Diretor Urbano e também o empenho em realizar um projeto eficaz de planejamento urbano. Obras hidráulicas (Diques, Bueiros e etc) devem ser bem planejadas, para que o escoamento das águas seja o suficiente para conter as águas das cidades.

Outra medida que deveria ser adotada pela sociedade é quanto a sensibilização sobre o desmatamento das matas ciliares e também do despejo do lixo nas margens dos rios, um dos fatores que contribuem para o assoreamento dos rios.

O município ao decretar ESTADO DE CALAMIDADE recebe verbas que podem ser usadas sem concorrência pública para gastar sem restrições, além disso, as soluções sustentáveis (medidas não-estruturais) passam que envolve restrições a população, então entre um prefeito realizar as chamadas “obras visíveis” e obras que interfiram e vão de encontro com os anseios da população, mesmo sendo a melhor opção, ele optará por este tipo de ação.

Autoria: Tiago Martins

3 comentários:

André disse...

Isso é um efeito da natureza, pouco pode ser feito para impedir.
O que temos que fazer é parara de jogar lixo no rio e cuidar do nosso mais famoso conterrâneo, plantando árvores em suas márgens e não poluí-lo.

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Você está correto, um dos maiores problemas é o despejo de lixo nas margens dos rios, e se cada morador através de uma grande campanha pudesse plantar no limite de seus terreno plantas iriamos ter um grande resultado ao longo prazo.

E desde já agradeço pela participação
Forte Abraço

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Porém ações do poder público podem amenizar a dor e o sofrimento de quem passa por isso anualmente, porém para isso é necessário primeiramente vontade e segundo coragem dos senhores políticos.