sábado, 30 de janeiro de 2010

Inundações: Causas e Consequências.


Parte I
Imagens (dia 26) Paraíba do Sul
A região do Vale do Paraíba nesta semana sofreu com as inundações do Rio Paraíba do Sul que corta diversas cidades fluminenses e paulistas. Na última terça-feira (26) o município de Paraíba do Sul (Centro - Sulfluminense) acordou debaixo d’água, centenas de famílias foram desabrigadas e desalojadas e agora após alguns dias, a vida tem voltar ao normal para essas cidades. Contudo, o que causa as grandes inundações, como as que temos visto em diversos municípios pelo Brasil a fora?
Em busca não de respostas, mas de soluções para tal problema, o Blog da Juventude Ativa elaborou alguns artigos que irão ser publicadas, relatando as possíveis causas das inundações e talvez, possíveis soluções.
O problema das inundações tem causas diversas, assoreamentos dos leitos, construções nas margens dos rios, aterros, alterações nas bacias hidrográficas, depósito errôneo de lixo nas margens do rio e também que são jogados em vias públicas e arrastados causando o entupimento dos bueiros e dos locais de saída da água.
Infelizmente as causas das enchentes são sentidas pela população que tem prejuízos de perdas materiais e humanas, o grande risco de doenças causadas pela contaminação das águas.
Obviamente, toda a sociedade sofre com as enchentes, porém a população mais humilde, que geralmente, devido à situação socioeconômica ocupa as margens do rio e acabam perdendo tudo e em algumas situações, até mesmo familiares são as mais castigadas por essas calamidades. (Continuação)

Nenhum comentário: